25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesAtivistas do ALA pintaram-se com tinta de choco para dizer não ao...

Ativistas do ALA pintaram-se com tinta de choco para dizer não ao furo

 

- PUB -

Dez ativistas, do movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente (ALA) e da associação Stop Petróleo, de Vila do Bispo cobriram-se com tinta de choco na marginal de Sines, no passado sábado, num protesto que visou a exploração de petróleo na costa alentejana.

Helga Nobre

Quisemos simular um derrame de petróleo e os impactos que isso tem na fauna e na flora”, explicou Eugénia Santa Bárbara, do movimento ALA que minutos antes, juntamente com outros manifestantes pintou-se de negro – com tinta de choco de um mercado de Lisboa -, e percorreu o areal da praia Vasco da Gama para sensibilizar o público do Festival Músicas do Mundo e os turistas que escolhem Sines, nesta altura do ano, para os impactos que a exploração prevista para Aljezur pode provocar nesta costa.

- PUB -

“É uma causa importante para nós porque precisamos de nos juntar para travar estes contratos e aquilo que está previsto acontecer muito em breve”, alertou a dirigente que se inspirou numa ação realizada o ano passado pela Greenpeace, em Espanha.

Eugénia Santa Bárbara, do ALA, acredita que “não é este o caminho” e caso avance, em 2018, a exploração de petróleo “causará impactos ambientais, económicos e sociais” em toda a região. “Já tivemos derrames no passado, o maior foi em 1989 e envolveu um navio que afetou a costa, desde Almograve até Sesimbra, com impactos muito graves na pesca, no turismo, na fauna e flora”, recordou. “O furo que está previsto para Aljezur é a 3 mil metros de profundidade e até há quem já lhe tenha chamado a ciência da Nasa porque é um furo muito semelhante ao do Golfo do México”, adiantou.

A iniciativa, que se realizou no último dia do Festival Músicas do Mundo, contou também com a participação da campanha nacional ‘Linha Vermelha’ que utiliza as artes do tricot e da tecelagem para mobilizar e alertar os portugueses para a exploração de petróleo e gás em Portugal. A ideia é tecer a maior linha vermelha possível e com ela percorrer o país em instalações e ações como a que estamos a realizar em Sines porque é um elemento visual muito forte e que as pessoas possam relacionar com o petróleo”, explicou Catarina Gomes.

- PUB -

Ao longo de sete meses, desde que a campanha foi lançada, os voluntários já conseguiram tricotar cerca de 4 quilómetros de linha e, em Sines, não faltaram voluntários. “Temos entre 3 a quatro quilómetros de linha vermelha com 15 centímetros de largura. Temos muita gente a participar e isto desenrola-se em cerca de três horas para podermos desenvolver uma conversa sobre este tema com cada um dos participantes”, concluiu a voluntária da campanha que culmina quando os nove furos previstos na costa portuguesa forem cancelados.

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -