25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesMunicípios do Alentejo apresentam planos conjuntos para a Igualdade perante ministra da...

Municípios do Alentejo apresentam planos conjuntos para a Igualdade perante ministra da Presidência e secretária de Estado

Estratégia envolve os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Odemira e Aljezur. Luta pela igualdade de género e combate à violência doméstica unem autarquias do Litoral Sul

“Caminhos para a Igualdade” foi a temática do encontro realizado, na última terça-feira, em Alcácer do Sal, que serviu para apresentação dos Planos Intermunicipais para a Igualdade do Litoral Sul, motivando as presenças da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, acompanhada pela secretária de Estado Rosa Monteiro. A iniciativa, que decorreu no Salão Polivalente dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, foi promovida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal em parceria com a Segurança Social, a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, municípios do litoral alentejano e outras entidades.

- PUB -

Vítor Proença, depois de assistir ao retrato da igualdade de género no Litoral Sul e à divulgação dos planos intermunicipais na referida área – um relativo aos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines; e outro para Odemira e Aljezur –, assumiu que “a luta pela igualdade de género, o combate à violência doméstica e outras violências fazem parte da estratégia do município” a que preside. Ao mesmo tempo, vincou que os Planos Intermunicipais “integram a estratégia de cada um dos municípios” envolvidos no projecto.

O autarca adiantou que no Litoral Alentejo mantêm-se problemas complicados de desigualdade nomeadamente no que diz respeito às mulheres, afirmando: “Temos de nos empenhar no combate a esses indicadores”.

- PUB -

Já a ministra da Presidência enalteceu a importância do encontro, salientando que a colaboração entre autarquias e instituições é um exemplo do Governo de proximidade que defende. Sobre os Planos apresentados para combater as desigualdades, a governante realçou a necessidade de abrangência. “Depende de todos nós a mudança, porque todos temos de contribuir para mudar a mentalidade e a cultura instituída”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -