29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesSines avança com requalificação do Mercado Municipal

Sines avança com requalificação do Mercado Municipal

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara, realça importância da intervenção que representa um investimento de 1,7 milhões de euros

 

- PUB -

A empreitada é para arrancar ainda este ano, em Outubro, e representa um investimento de 1,7 milhões de euros. Trata-se da requalificação do edifício do Mercado Municipal de Sines e da zona envolvente, intervenção que deverá estar concluída no próximo ano e que Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara, considera fundamental.

“É uma obra de extrema importância para requalificar não só o equipamento, mas, sobretudo, toda a área envolvente e há muito que Sines, devido à sua ligação ao mar, merecia um Mercado Municipal condigno”, disse o autarca, em declarações à agência Lusa.

Reabilitar e modernizar o espaço, assegurando “as melhores condições e facilidades de funcionamento do equipamento e o usufruto pleno por parte da população residente e visitantes”, é o objectivo a que a autarquia aponta com a realização da empreitada, inserida no Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Sines.

- PUB -

Localizado numa zona central da cidade e apresentando sinais de degradação, o edifício do Mercado Municipal “não teve ao longo de muitos anos a manutenção adequada”. A Câmara Municipal decidiu avançar para a requalificação do espaço, porém o processo não tem sido fácil.

“No anterior mandato criámos um projecto que fosse suficientemente interessante para requalificar o equipamento e toda a envolvente e garantir o financiamento comunitário. Isso foi conseguido, lançámos por duas vezes o concurso público que não teve concorrentes, mas agora estão reunidas as condições para avançar com a adjudicação”, admitiu Nuno Mascarenhas.

A intervenção, que é comparticipada em 85% por fundos comunitários, prevê a recuperação global e embelezamento do edifício, a manutenção das funções de venda de peixe e frutas e produtos hortícolas, com melhores condições, e a criação de um novo piso no módulo central. “Consiste na renovação de todo o interior do edifício do mercado, criando uma zona de venda de peixe, com bancas com sistema de fecho uniformizado e individualizado, e uma zona de venda de legumes, com bancas novas, pisos, sistema de climatização e iluminação”, adiantou.

- PUB -

 

Gabinetes de apoio aos empresários e comércio local

 

Segundo o presidente da autarquia, além de permitir a criação de novos espaços comerciais, o projeto contempla ainda “uma terceira área muito virada para a restauração e para os produtos da região que poderá funcionar durante todo o dia e não ficará condicionada à abertura e fecho do mercado”. A operação contempla ainda a construção de um piso superior, na zona da restauração, destinado às entidades empresariais, com gabinetes “muito virados para o apoio aos empresários e ao comércio local”, entre outras valências.

“Há a possibilidade de vir a ser instalado nesse espaço um pequeno supermercado, uma zona de serviços que poderá albergar uma instituição de crédito”, o que, sublinhou o edil, permitirá “não só a renovação daquele espaço como também o incremento da actividade económica”.

A obra, que aguarda o visto do Tribunal de Contas, deverá ser consignada no mês de Setembro e arrancar “no início de Outubro” para estar concluída no próximo ano.

O SETUBALENSE com Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -