19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSinesCem quilos de cocaína apreendidos no Porto de Sines

Cem quilos de cocaína apreendidos no Porto de Sines

A AT diz que a droga estava acondicionada dentro de quatro sacos de desporto escondidos entre a carga legítima do contentor

- PUB -

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) apreendeu mais de 100 quilogramas de cocaína no Porto de Sines durante uma operação de controlo a um contentor proveniente da América do Sul.

Em comunicado, a AT precisa que a droga estava acondicionada dentro de quatro sacos de desporto escondidos entre a carga legítima do contentor e que foi detectada durante “um controlo não intrusivo de um contentor” que tinha sido seleccionado “no âmbito de critérios de análise de risco locais”.

A cocaína apreendida teria um valor de mercado de cerca de quatro milhões de euros, tendo sido entregue à Polícia Judiciária.

- PUB -

“Aquele estupefaciente vinha acondicionado num contentor procedente da América do Sul que transportava carga legítima, tendo sido abusivamente utilizado para esse efeito, ficando então a aguardar o momento certo para ser dali retirado e introduzido ilegalmente na União Europeia”, acrescenta a AT, que avisa que esta apreensão decorre no âmbito das competências de controlo e fiscalização da fronteira externa da UE que lhe estão atribuídas e que são exercidas em “qualquer circunstância 24 horas por dia”, ou seja, mesmo no atual contexto de estado de emergência.

A AT assinala que a técnica utilizada pelos narcotraficantes tem vindo a ser usada em outros portos internacionais, o que, “pelas suas características, revela-se de difícil detecção, por ser especialmente concebida para iludir as habituais técnicas de análise e avaliação do risco utilizadas pelas diversas Autoridades Aduaneiras mundiais”.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -