25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesCâmara de Sines reduz taxa do IMI e IRS em 2021

Câmara de Sines reduz taxa do IMI e IRS em 2021

A Câmara Municipal de Sines, no distrito de Setúbal, vai reduzir a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,355% para 0,34% em 2021 e a taxa de participação do município no IRS com uma poupança para famílias e empresas.

- PUB -

Segundo o município, em comunicado, a proposta de impostos municipais a liquidar em 2021, relativos à coleta de 2020, que será ainda sujeita à aprovação da Assembleia Municipal, representa uma “poupança para as famílias e empresas que poderá superar um milhão de euros”.

A deliberação do executivo determina a redução da taxa do IMI para prédios urbanos de 0,355%, no corrente ano, para 0,34% em 2021, “um dos valores mais baixos de todo o distrito de Setúbal”, sublinha a autarquia.

As taxas do IMI são fixadas anualmente pelos municípios, podendo oscilar entre os 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos.

- PUB -

Em 2021, o município vai manter as reduções de IMI atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar, no valor de 20 euros (um dependente), 40 euros (dois dependentes) e 70 euros (três ou mais dependentes).

Esta autarquia do litoral alentejano estima que o total de reduções, em sede de IMI, “ronde os 900 mil euros, valor que o município opta por não cobrar a famílias e empresas”, acrescenta.

A proposta contempla ainda uma nova redução da taxa de participação do município no IRS, para 4%, menos 0,35 pontos percentuais do que a taxa cobrada em 2020.

- PUB -

“Esta redução significará um benefício superior a 130 mil euros para as famílias em 2021”, lê-se no mesmo comunicado.

Na derrama, a Câmara Municipal de Sines aprovou a isenção para os sujeitos passivos cujo volume de negócios no ano anterior não ultrapasse os 150 mil euros e uma taxa de 1,5% para as restantes empresas.

“A estimativa de poupança para as pequenas e médias empresas é superior a 33 mil euros, mas tudo dependerá da evolução da atividade económica em contexto de pandemia”, acrescenta.

O executivo, de maioria socialista, aprovou igualmente a Taxa Municipal de Direitos de Passagem, que volta a ser de 0,25 pontos percentuais.

As taxas propostas foram aprovadas na Câmara Municipal de Sines por unanimidade, com exceção do IMI e da taxa de participação no IRS, que contaram com a abstenção do vereador da CDU.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -