25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesCâmara aprova novo conjunto de medidas de apoio a famílias, empresas e...

Câmara aprova novo conjunto de medidas de apoio a famílias, empresas e instituições

Iniciativa procura responder aos ‘efeitos cumulativos’ que a situação pandémica está a deixar na economia local

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sines vai destinar às famílias, empresas e instituições do concelho um novo conjunto de medidas de apoio para o combate aos impactos da covid-19, à semelhança do que já havia feito durante a primeira vaga da pandemia.

Em comunicado, a autarquia sineense explica que “as medidas aprovadas procuram responder aos ‘efeitos cumulativos’ da situação pandémica na economia, no momento em que o País atravessa um novo período de confinamento severo”.

“Além dos benefícios fiscais aprovados para 2021 e dos programas criados para apoio ao comércio tradicional, serviços e restauração, impunha-se reforçar as medidas para mitigar o agravamento da conjuntura económica e, sobretudo, a sua repercussão nas famílias, na economia local e nas instituições”, afirmou Nuno Mascarenhas, presidente do município, de acordo com a mesma nota.

- PUB -

Desta forma, a edilidade “volta a introduzir reduções nas facturas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, desta vez até ao final de 2021, nas componentes fixas e variáveis”. “Estas reduções são de 40% para consumidores domésticos em geral e de 50% para consumidores domésticos sociais, com cartão social ou com tarifário familiar. No caso dos consumidores não-domésticos em geral, a redução é de 30%, chegando aos 50% para consumidores não-domésticos de tipo social e instituições”.

Também a “redução em 25% do cânone anual de direitos de superfície das zonas industriais sob gestão do município” se encontra englobado nas medidas aprovadas, assim como a isenção de pagamento em 2021 “das taxas do Mercado Municipal, as concessões de parcelas do domínio público e as rendas de edifícios municipais afectas à actividade de restauração, bebidas e similares”.

Já “as taxas anuais relativas a publicidade e ocupação de espaço público com suportes publicitários são reduzidas em 50%”.

- PUB -

Entre o novo pacote de medidas está igualmente “a isenção dos pagamentos das Actividades de Animação e Apoio à Família e das refeições do pré-escolar e 1.º ciclo enquanto o País se encontrar em Estado de Emergência”, assim como “a redução em 50% do pagamento das rendas cobradas na habitação social, regime de renda apoiada, até ao final do ano”.

De igual modo ficam suspensos “os processos de execução fiscal e o pagamento de juros de mora de facturas”, tendo a autarquia aprovado também a “distribuição de equipamentos de protecção individual, nomeadamente máscaras e álcool-gel, ao comércio local e às instituições do concelho”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -