26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA difícil arte de conquistar o eleitor

A difícil arte de conquistar o eleitor

Este é o quinto e último de um conjunto de cinco artigos que saíram neste espaço, com o objectivo de clarificar os termos da próxima disputa eleitoral autárquica.

- PUB -

Um estratega em marketing político disse um dia e com razão: “As eleições não se ganham nas campanhas. Perdem-se nas campanhas”.

Na verdade, é ao longo de quatro anos de governo local que se joga a vitória eleitoral, Ou o poder convence os eleitores da validade do trabalho realizado ou a oposição substitui-se ao poder nesse papel, mostrando a ineficácia da gestão autárquica.

Os candidatos devem ter presente que, cada vez mais, o tempo da compra de votos chegou ao fim. Hoje será preciso “comprar” e “vender” informação. A conquista do voto será apenas a consequência de uma boa gestão autárquica e da sua divulgação durante quatro anos, de um notável trabalho de campanha e de um óptimo trabalho de conhecimento do eleitor.

- PUB -

O conhecimento do eleitor é, hoje, um factor fundamental e diferenciador das diversas candidaturas.

Para conhecer o eleitor é preciso saber:

  • Quem é o seu eleitor?
  • Quais são as suas principais necessidades e expectativas?
  • Onde trabalha e vive?
  • Como se pode aproximar dele?

Nunca acredite na promessa de um voto certo por parte do eleitor. Deve sempre aplicar a regra dos 20%. Se num bairro um eleitor disser que ali terá 100 votos, conte apenas com 20. Se conseguir a totalidade, a surpresa será completa.

- PUB -

Lembre-se, que a eleição diz respeito, acima de tudo, ao eleitor e não ao candidato. Por assim ser, o eleitor costuma fazer uma pergunta simples (directamente ou por omissão): O que ganho eu ao votar no candidato A ou B?

O candidato só ganhará o voto do eleitor quando este se convencer das vantagens de votar nele. A escolha é soberana e interesseira, não deve haver a mínima dúvida sobre isso.

O candidato melhor colocado para vencer é o que conseguir convencer o eleitor de que as suas promessas correspondem aos seus interesses e são para cumprir. A “mentira tem pernas curtas”!.

João Almeida, na qualidade de deputado do CDS, no programa “Prós e Contras” de 23 de Outubro 2013, culpou os eleitores pelo facto dos partidos que ganham eleições mentirem durante a campanha eleitoral.

Na opinião do candidato do CDS na coligação “Portugal à Frente” pelo círculo eleitoral de Aveiro, “se os partidos dissessem a verdade aos eleitores, e afirmassem que iriam cortar salários e pensões de reforma, aumentar os impostos perderiam as eleições”.

Ao concluir o seu raciocínio afirmou: “os eleitores obrigam-nos a mentir”.

Ao contrário do que sugere João de Almeida, os eleitores são ganhos pela promessa verdadeira, pela informação correcta e não pela mentira conveniente. Mentir ou chegar tarde à verdade até pode, em última instância, ser vencedora, mas os seus autores serão mais tarde ou mais cedo penalizados.

Considerando o actual nível de consciência social e política, a conquista do cidadão eleitor deve partir da constatação de que Portugal é um dos países com maior fidelização eleitoral e onde as oscilações em campanha raramente passam os 8%.

A disputa dos eleitores indecisos é, neste contexto, essencial para fazer pender a balança eleitoral para um lado ou para o outro.

Em Portugal, as campanhas pela negativa nunca deram grande resultado. O ataque pessoal, a difamação deve dar lugar a uma campanha pela positiva, com ideias inovadoras, estruturantes e capazes de alcandorar o concelho para patamares de progresso e desenvolvimento sustentáveis.

Alcídio Torres
Mestre em Administração e políticas Públicas
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -