20 Abril 2024, Sábado
- PUB -

Ficções

Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.Já dizia Abraham Lincoln.

- PUB -

Ora, penso que Abraham Lincoln não conhecia os comunistas do Seixal. Eles têm o condão (até um dia) de “enganarem todos, todo o tempo”. A pergunta que se impõe é que se eles o conseguirão continuar a fazer o milagre durante quanto mais tempo. Pois, essa é a resposta para um milhão de dólares.

Eu, quando fui candidato, olhando para as suas promessas, estudando as suas promessas anteriores não cumpridas, costumava dizer que se fosse pelo programa, pelo marketing e pela convicção, até eu votava neles. Dizia-o a brincar, como é óbvio e para demonstrar que eles são o cúmulo da demagogia. Tão demagogos, tão demagogos, que acredito que seriam capazes de vender um pente a um careca e quatro anos depois fazer-lhes acreditar que o pente não tinha funcionado por erro de utilização, mas que agora sim, agora é que lhes iam vender o pente correcto. E voltarem a conseguir vendê-lo.

Aliás, eu que lido com os eleitos da CDU há mais de 20 anos por vezes fico perplexo a tentar perceber se eles acreditam mesmo no que dizem, tal a convicção do que dizem, mesmo sabendo que não o vão fazer.

- PUB -

Eles a prometerem são mesmo bons. E mais, têm a particularidade de conseguirem prometer a mesma coisa ano após ano, eleições após eleições, como se o fizessem pela primeira vez. Mudam apenas a capa, a forma como expõem a promessa e a população volta a “cair”. Quando se apercebe já é tarde.Já eles estão lá mais quatro anos.

Para os amigos leitores não pensarem que também eu estou a cair em demagogia, em sentido contrário, deixo-vos com três pequenos exemplos: 1 – A Reconversão do Bairro de Vale dos Chícharos. Quantas vezes a mesma  foi prometida? Quantas vezes a solução para para o realojamento dos habitantes das zonas e a erradicação das barracas circundantes foi prometida pela autarquia?

Por exemplo em 2010 o PSD Seixal, referia o seguinte “No Seixal, em 2010, a notícia continua a ser que o município promove soluções de realojamento para família que se recensearam em 1997. Há treze anos portanto.” E agora, eu digo que já passaram mais 7. Vinte anos!

- PUB -

E que entretanto foi aprovado um Plano de Pormenor para a zona. E que poucas ou nenhumas pessoas foram realojadas. Mas se ficarmos atentos veremos as soluções milagrosas que a CDU vai apresentar daqui por uns meses para as autárquicas de 01 de Outubro.

Exemplo 2: A zona do Fogueteiro que já teve também direito a um pomposo Plano de Pormenor da Torre da Marinha e que alberga as antigas oficinas da Câmara continua, todos estes anos depois do famigerado PPTM a aguardar por melhores momentos.

Diga-se em abono da verdade que talvez a pior opção política dos diversos executivos CDU que vão dominando a Câmara ao longo dos anos tenha sido precisamente não terem usado aquele espaço nobre do concelho para aí fazer os Serviços Centrais. Teriam poupado muito milhares de euros ao erário público e já teriam requalificado a zona.

O segundo erro foi não terem acedido Às diversas e tentadoras propostas que tiveram na época. Perdeu a Câmara e perderam os donos dos terrenos à volta.

Por fim, veremos como acabará a história. Mais uma grande superfície a caminho?

Exemplo 3: A famosa Baía do Seixal. Quantos projectos já teve? Quantas promessas sobre ela já não foram feitas? Ora, a verdade é que estamos em 2017 e a pergunta quese impõe é: O que já foi feito? Pouco, muito pouco. Mas nas próximas eleições garanto-vos que o projecto mais bonito e convincente vai ser o deles. O dos que nunca conseguiram fazer, nem deixam fazer.

E você, vai continuar a comprar bilhete para este filme?

Paulo Cunha
Advogado
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -