27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoCustou mas foi. Beneficiação do IC1 avança

Custou mas foi. Beneficiação do IC1 avança

O avanço da concretização do IC1, entre Alcácer do Sal e Grândola, vem, também, fazer prova da importância que é para o país ter sido colocado ponto final na governação de direita.

- PUB -

A recuperação desse troço foi sucessivamente adiada pelo Governo de Passos Coelho/ Portas – Cristas, apesar de ser evidente a emergência da intervenção considerando as más condições que apresenta e a intensa circulação que ali se faz diariamente, com riscos evidentes. Aliás, exatamente porque esta intenção estava sinalizada como prioritária o anterior Governo socialista ia avançar com a sua concretização, situação que era do domínio público.

Inúmeras vezes os deputados eleitos pelo PS, no distrito de Setúbal, questionaram o Governo PSD/CDS sem que, em algum momento, fosse possível, ao longo de mais de quatro anos, saber se a obra se concluiria. De facto, terminada a legislatura, não se iniciou sequer. Mesmo as várias manifestações realizadas com a participação de pessoas de vários quadrantes políticos foram invisíveis aos olhos do Governo anterior.

Não é só porque a obra é realmente importante que resolvi escrever sobre ela. É por uma questão de justiça. Afinal, depois de tanta batalha, saber que a intervenção vai avançar agora exige reconhecimento, mais um, ao Governo de António Costa.

- PUB -

Escrevo a algumas horas do Ministro Pedro Marques, que tutela a área e é o principal protagonista do reconhecimento, se deslocar ao local para apresentar o projeto de beneficiação.

Ao terminarem as negociações entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o concessionário,  e o Tribunal de Contas ter dispensado a necessidade de visto prévio ao contrato renegociado da Subconcessão do Baixo Alentejo, ficaram garantidas as condições para que  avance o lanço de estrada em causa sob a jurisdição da IP, entre o quilómetro 3,4 em Alcácer do Sal e o quilómetro 19,1 de Grândola Norte

Há uma primeira intervenção imediata que visa o incremento das condições de segurança, até que seja possível dar início à empreitada de reabilitação profunda do pavimento, após concurso público, estimada em cerca de 6 milhões de euros.

- PUB -

A capacidade de resposta às necessidades, priorizando-as, tem sido um aspeto fundamental da retoma da confiança dos cidadãos. Esta obra será mais um  testemunho dessa confiança.

Custou mais foi.

Eurídice Pereira
Deputada do Partido Socialista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -