27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpinião12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro - “Cuidar com dignidade…”

12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro – “Cuidar com dignidade…”

Ao iniciar este artigo de opinião, deparei-me com as várias conotações da palavra “dignidade”.

- PUB -

O título “Cuidar com dignidade…”, embora muito abrangente, vou orientá-lo para a relação de ajuda no cuidar em enfermagem e a sua importância no contexto da sociedade atual.

12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro e na base de uma evolução teórica e de conhecimento que se tem vindo a desenvolver, deve-se dar uma nova dimensão à enfermagem como ciência.

O caminho percorrido tem sido árduo, mas vencível no sentido de uma afirmação da enfermagem como profissão.

- PUB -

O conceito de cuidar, também tem sofrido alterações e como afirma COLLIÈRE, Marie-Françoise “cuidar da vida está na origem de todas as culturas. Desde o início da humanidade, os homens e as mulheres esforçavam-se para sobreviver…”. O exercício profissional da enfermagem, estabelece uma relação interpessoal entre um Enfermeiro e uma pessoa ou em certos casos com pessoas.

Segundo o Código Deontológico do Enfermeiro (artigo 78.º), “1- As intervenções de enfermagem são realizadas com a preocupação da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro; 2- São valores universais a observar na relação profissional: A igualdade; A liberdade responsável, com a capacidade de escolha, tendo em atenção o bem comum; A verdade e a justiça; O altruísmo e a solidariedade; A competência e a o aperfeiçoamento profissional”. Há a existência humana e a prática de enfermagem assenta nesse valor e na qualidade dessa existência.

Para HESBEEN, Walter “é ir ao encontro de outra pessoa para a acompanhar na promoção da sua saúde” e ainda segundo o mesmo autor ”cuidar é uma atitude, uma maneira de estar na vida que induz a um verdadeiro olhar para o outro e para o mundo”.

- PUB -

São apenas alguns pontos de partida para um desafio nesta sociedade. O desenvolvimento cientifica técnico e relacional da profissão tem acompanhado em paralelo a evolução atual da sociedade.

Em opinião pessoal, pensar hoje “Cuidar com dignidade…”, é pensar que todos os cidadãos são merecedores de respeito e a profissão deve ocupar o seu espaço e reconhecer a pessoa como um Ser Humano.

Florence Nightingale revolucionou e conseguiu o respeito pela profissão. A sociedade atual continua a merecer uma profissão mais comprometida com os seus valores e a exigência faz parte do desafio colocado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -