20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoTerra de Partida e de Chegada

Terra de Partida e de Chegada

Quando há pouco mais de 50 anos foi criado o contentor para o transporte de mercadorias, esta terá sido uma solução como resposta de futuro a um aumento das trocas comerciais, protagonizado pelo Sr. Malcom MC Lean, e cuja visão permitiu que até hoje já existam em circulação por todo o mundo, mais de 200 milhões de contentores, transportados por via marítima, ferroviária e rodoviária.

- PUB -

A movimentação de mercadorias obedece a uma articulação entre várias entidades, como salvaguarda das questões de segurança de pessoas e bens, pelo que só este facto é razão mais do suficiente para que se assista ao crescente aumento da cargas movimentada nos portos, com destaque para aqueles que oferecem maior capacidade de recepção a navios com grande capacidade de carga, como é o caso do Porto de Sines, que recebe navios cuja dimensão atinge os 400 metros transportando para cima de 19.000 teus.

Sines foi terra de partida de navegadores que fizeram história, tais como D. Miguel e Vasco da Gama, mas é hoje um Porto não apenas de partidas, mas também de uma multiplicidade de cargas movimentadas, onde se conjugam a vontade, o saber e a dedicação de seres humanos que dão vida a um Porto que contribui para a riqueza do país, onde os problemas podem ser encarados como grandes oportunidades para fazermos o nosso melhor.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -