25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPacto de Milão sobre política de alimentação urbana

Pacto de Milão sobre política de alimentação urbana

A Resolução da Assembleia da Républica nº. 65/2015, publicada do Diário da Républica, 1ª. Série, nº. 116 de 17 de Junho de 2015, com o título “Combater o Desperdício Alimentar para Promover uma Gestão Eficiente dos Alimentos”, designou o ano de 2016 como o ano Nacional do combate ao desperdício alimentar. O documento contém algumas medidas, procedimentos a desenvolver.
No ano de 2015 realizou-se em Itália, na cidade de Milão, a Expo Milão com o tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”.
No âmbito dessa exposição, o Município de Milão lançou o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, em 15 de Outubro de 2015. Este Pacto tem o apoio das Nações Unidas, através da FAO e da União Europeia pelo Comité das Regiões.
Em Portugal, durante o ano de 2016, realizaram-se iniciativas sobre o tema que é, diga-se, de enorme abrangência e relevância. Apesar do envolvimento do Governo, designadamente do Senhor Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que participou em iniciativas, o Pacto de Milão continua sem ampliação, divulgação, das ações recomendadas, não obstante, a adesão de cerca de três dezenas de municípios portugueses. Mas na prática, no concreto as iniciativas escasseiam. Os promotores do Pacto são a OIKOS e a ANMP e tem como parceiros a Direção Geral da Saúde e o Instituto Superior de Agronomia.
Cidades/Municípios como o Funchal, Gondomar, Paredes de Coura, Cinfães, Seia, Palmela, Grândola, Loulé, entre outras, já aderiram ao Pacto de Milão sobre Politica de Alimentação Urbana. O Pacto assenta num conjunto de considerandos e compromissos para os seus subscritores, que são hoje transversais a todas as cidades e municípios, pois aí se concentram as pessoas, apesar das especificidades de cada uma. São centros populacionais que enfrentam os mesmos problemas ou semelhantes com vista à qualidade de vida dos seus habitantes, à sua sustentabilidade, à equidade.
Com uma visão estratégica de envolvimento, participação e consciencialização de todos os atores políticos, económicos e sociais, públicos e privados. Com ênfase na participação dos cidadãos, pretendem os subscritores que as ações sobre Politica Alimentar Urbana tenham subjacentes os Direitos Humanos.
O Quadro Geral para a Ação proposto recomenda, centra-se no diálogo e na participação das partes interessadas, através da criação de uma Plataforma ou de um Conselho Alimentar.
A abordagem é transversal, reúne os interessados nas áreas da saúde, social e económica. O trabalho em rede, articulado entre os diversos setores, passa por uma estreita ligação, cooperação entre o setor da saúde e o da agroalimentar. Na rede, envolvem-se e participam também os movimentos da sociedade civil das atividades alimentares na conceção, e programas de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.
O Quadro Geral para a Ação recomenda para a governança que a cidade ou município constitua, por exemplo, um Concelho Alimentar, sempre consideradas as realidades locais. É simples. Um Conselho Alimentar com conselheiras e conselheiros que intervenham em primeira linha nas áreas da saúde, nutrição, social, qualidade alimentar, educação e da ciência e investigação.
Estabelecer um compromisso sobre princípios de justiça social e sustentabilidade sobre políticas alimentares são desafios locais, nacionais e internacionais, para providenciar “…alimentação economicamente acessível e saudável a todas as pessoas, numa abordagem assente nos direitos humanos, que minimize o desperdício e conserve a biodiversidade.”
Os Compromissos do Pacto de Milão estão em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável, São contributos indispensáveis para alcançar o “Desafio da Fome Zero”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -