26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA cruzada do fanatismo, da inveja e do ódio

A cruzada do fanatismo, da inveja e do ódio

A coligação do fanatismo, da inveja e do ódio declarou uma guerra sem quartel e sem fim à vista ao clube que tem como figadal inimigo. Uma guerra suja, que chafurda num atoleiro de indignidades (e ilegalidades), com o fito de impedir o êxito desportivo e de conspurcar o bom nome e a história gloriosa e respeitável do Sport Lisboa e Benfica. Uma cruzada dos pretensos bons contra os maus, da alegada verdade contra a mentira, da suposta honestidade contra a corrupção, como se arrogam todos os mentores de todas as cruzadas. Uma tropa de arrivistas e profissionais da difamação, cegos de despeito e fanatismo pelos próprios insucessos, secundados por um batalhão de tristes bonifrates devidamente amestrados pela avença. Malta que não prima pelo exemplo da lealdade que é devida aos adversários e do fair play que se exige na atividade desportiva. Servindo-se do futebol (que os tirou do nada e lhes engrandeceu o nome e o estatuto), cevando-se nele, não lhe dão mais que opróbrios. Mexendo cordelinhos, pressionando e coagindo instâncias e agentes desportivos, o coro histérico faz tábua rasa de direitos elementares de cidadãos, de regulamentos, de convenções, de leis. Impunemente, até agora. A FPF e a Liga consentem. A comunicação social faz eco da conspiração, é conivente. A ERC e a CMVM deixam correr.
Não obstante os meios extraordinários (e que de ilícitos!) que mobilizaram e as influências que arregimentaram e movem, a dúplice aliança já perdeu, mesmo se vierem a açambarcar e a repartir entre si a totalidade dos títulos em jogo nesta época. Perderam na credibilidade – será este vale tudo, eivado de arrioscas, de boatos, de difamações, da contrafatura de fontes de informação, de perfídia, a verdade desportiva por que vociferam e de que se arrogam guardiães? Perderam na traição e no desrespeito a um rival. Perderam, alfim, na falta de respeito por si próprios.
O aparelho da Justiça, neste caso, repete-se na triste e inglória imagem que tem dado de si aos Portugueses. Pelo arrastar indefinido dos processos; pela incapacidade de pôr cobro às fugas de informação; por abandonar cidadãos e a instituição SLB ao linchamento na praça pública e por não os defender, como é sua obrigação, dos prejuízos pessoais, familiares, de imagem, económico-financeiros a que têm estado expostos. Um indecoro que corre e ressoa além-fronteiras, tanto quanto a cruzada do fanatismo, da inveja e do ódio.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -