27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoUma entrevista exemplar

Uma entrevista exemplar

Há um mês, ao jornal O Setubalense, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira (MDM), deu uma entrevista exemplar: positiva e negativamente.

- PUB -

Caro leitor, vou falar da entrevista por ser exemplar (positiva e negativamente), pois segue o velho padrão da nossa política (critica-se muito os outros, fala-se menos do que se vai fazer). É este padrão que analiso nesta reflexão sobre a nossa realidade autárquica, que tantas vezes fica muito aquém da que desejamos.

Nas entrevistas, em especial em início de mandato, espera-se que os autarcas falem mais do futuro e do presente do que do passado. Do futuro, explicando os planos estratégicos para os concelhos. Do presente, falando das acções imediatas e das seguintes para melhorar a vida dos munícipes. O passado, se há continuidade partidária, é esquecido, até se os anteriores correligionários não deixaram obra (e, às vezes, deixaram dívida); mas se houve mudança partidária, normalmente alimenta-se uma novela sem fim, atribui-se todas as culpas pelas dificuldades presentes à (sempre) «pesada herança» dos antecessores (mesmo que se esteja a aumentar a dívida para os sucessores pagarem).

Aspectos negativos. Esclareço, desde já, que não sou advogado da gestão PS (1985-2001) nem submisso a interesses partidários e não conheço, pessoalmente, os autarcas de então.

- PUB -

MDM zurziu a gestão anterior do PS e centrou a crítica em dois eixos: a obra, ou nada fizeram ou fizeram mal (refere-o 5 vezes); a colossal dívida deixada (mas, 16 anos depois, não sabe o valor exacto). Sobre o «nada fizeram», acusação simplista, lembro o seguinte:

─ O Parque de Vanicelos é o segundo pulmão da cidade, tão importante como o do Bonfim ou o da Várzea (em obra);

─ A Estrada da Várzea deu jeito a MDM para fazer as inúmeras rotundas que a tornaram funcional;

- PUB -

─ Para a ETAR da Cachofarra irá MDM enviar, com as obras em curso, 15% de efluentes que vão directos para o rio;

─ Os viadutos do Quebedo e Fontainhas eliminaram as cancelas na linha do comboio e deram fluidez ao trânsito na cidade.

─ A intervenção de emergência na rede viária da cidade, logo após a posse, que, por estar intransitável, terá sido o principal motivo da derrota da CDU em 1985.

Em resumo: há coisas «más» que dão jeito. É tão errado MDM criticar o que se fez como a oposição hoje dizer que ela só faz obras de fachada.

Sobre a «dívida herdada», refere números tão díspares que se fica sem saber o valor exacto (ora fala em euros, ora em contos, ora são 67 milhões de euros, ora 47, os prazos são outra confusão e fala ainda em 30 milhões de contos (150 milhões de euros). Passados 16 anos, ou diz o valor exacto da dívida ou deixa de falar dela. Com a câmara falida e resgatada em 2003, porquê, logo a seguir, comprar dois mamarrachos esteticamente deploráveis? A Estátua(?) da Liberdade (Av. Luísa Tody); o Pórtico (Largo José Afonso), que emparedou os velhos cedros, o que restava do outrora oásis de 1870: o Passeio do Lago.

 

Aspectos positivos. Apesar do muito que já fez, em especial desde 2013 (espaço público e mobilidade; frente ribeirinha; recuperação de equipamentos; dinamização cultural; intervenção social, etc.), MDM falou pouco dos projectos estruturantes que romperão, de vez, com o marasmo de 4 décadas: promoção externa e investimento (poucos dias depois até foi a S. Paulo-Brasil), mobilidade e intermodalidade; frente ribeirinha; retenção das cheias; recuperação do património histórico; intervenção nos bairros sociais, etc. Com tanto trabalho positivo realizado e projectado, é tempo de acabar com o velho padrão de denegrir os outros para se afirmar.

Daniel Ziblatt, polítólogo e académico de Harvard, diz-nos que «as democracias morrem através da polarização, quando os dois lados olham um para o outro como inimigos». Na nossa História, o radicalismo e a luta política acirrada na I República (45 governos em 16 anos) devia fazer-nos reflectir.

Jean Jaurès, grande socialista humanista, pacifista, assassinado por um nacionalista radical, dizia: «para se atingir o ideal é necessário compreender o real». O nosso real é que os eleitores se desinteressaram deste padrão anacrónico, como prova a altíssima abstenção nas eleições autárquicas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -