26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAutarquias: «mineração» urbana como fonte de receita e economia circular

Autarquias: «mineração» urbana como fonte de receita e economia circular

Caro leitor, depois do artigo anterior (https://www.diario daregiao.pt/author/manuel-henrique-figueira/) sobre os recursos abandonados ou desaproveitados (terrenos, edifícios, outras instalações, etc.), alguns que nem os donos (Estado Central ou Autarquias) sabem que têm, vou falar de outro filão inexplorado [outra mina «enterrada» mas bem à vista de todos].
Ele resulta das quatro Revoluções Industriais que configuraram o mundo de hoje, em especial da última, a qual estamos a viver.
A partir de 1760, o desenvolvimento tecnológico e produtivo que resultou da máquina a vapor (a carvão, em vez do biocombustível como a madeira) e permitiu a passagem da produção artesanal à manufactura em larga escala (a qual, acompanhada do caminho-de-ferro, outro filho dessa revolução tecnológica) deu origem à I Revolução Industrial.
No período entre os finais do século XIX e da II Guerra Mundial, as indústrias química, do aço, petróleo e eléctrica deram origem à II Revolução Industrial.
A partir do pós-II Guerra Mundial, a III Revolução Industrial (também conhecida por Revolução Informacional) teve como marcos a ampliação das fontes de energia (com a nuclear) e a robótica (na montagem automóvel) e estendeu os seus efeitos à agricultura, pecuária, comércio e serviços.
Vivemos agora a IV Revolução Industrial, que resulta da convergência do Digital, da Física e da Biologia, com base em tecnologias como a Computação da nuvem, Internet das coisas, Big data, Blockchain, Inteligência artificial e a própria Biotecnologia.
Esta revolução tecnológica, que dura há 250 anos (e permite hoje a produção industrial em massa de todo o tipo de aparelhos e gadgets) e a sociedade de consumo (alargada, cada vez mais, à escala global) originaram problemas gravíssimos e de urgente solução para a sustentação ambiental.
Isto porque se seguiu o modelo da economia linear (retirar matérias-primas da natureza, transformá-las em produtos, produzir resíduos), o que pôs dois problemas: a crescente exaustão dos recursos naturais (gerados durante milénios); as quantidades incomensuráveis do lixo electrónico ou e-junk (devido à profusão, em especial, de gadgets, que rapidamente ficam obsoletos). E o panorama no futuro é negro: Ruediger Kuehr, responsável da ONU pelo Programa de Ciclos Sustentáveis, diz que, em 2021, se prevê 52,2 milhões de toneladas. E lamenta que hoje, globalmente, apenas se recolha e recicle 20% dos resíduos. Em Portugal cumprimos apenas 29% das metas de 50% para 2020.
Perguntará o leitor, o que tem isto que ver com as autarquias? Acho que tem pelo seguinte:
─ É uma queixa permanente dos autarcas a falta de recursos e a exigência de maior financiamento do Orçamento do Estado;
─ Os recursos financeiros das autarquias não devem vir apenas dos nossos impostos: ou do Orçamento do Estado ou dos impostos (e taxas) municipais;
─ As autarquias devem procurar outras fontes de financiamento (embora isso exija perspicácia, criatividade, inovação e conhecimentos técnicos, económicos e financeiros por parte dos autarcas);
─ As autarquias não se devem automarginalizar deste magno problema: a gestão e o aproveitamento destes resíduos/recursos (esta mina «enterrada» debaixo dos nossos olhos);
─ Há exemplos de gestão autárquica inovadora que transformou concelhos anquilosados (e ensombrados por concelhos vizinhos mais importantes) em concelhos modernos e dinâmicos (p. ex. Óbidos). Outros figuram no livro Success Full: Casos de sucesso nos Municípios Portugueses e são reconhecidos na União Europeia pelo sistema universal de recolha seletiva de resíduos porta a porta, superando as metas do país para 2020 (p. ex. Maia).
A «mineração urbana», além de grande oportunidade para reciclar estes resíduos (inserindo-nos na economia circular), é uma nova fonte de recursos financeiros. Por exemplo, a Coreia do Sul recicla 8 mil toneladas de gadgets, sendo autossuficiente em lítio, o novo ouro da era do automóvel eléctrico.
Os municípios da nossa região (alfobre do progressismo DOP ─ Denominação de Origem Protegida), do que esperam para fazerem algo em seu proveito e nosso também? É tempo de atitudes activas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -