26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAutarquias: mobilidade local e regional para residentes e visitantes

Autarquias: mobilidade local e regional para residentes e visitantes

Caro leitor, em 20/03/ 2018, no âmbito da descentralização administrativa, o Presidente da República, o 1.º Ministro e alguns ministros reuniram-se, no Palácio de Queluz, com os Presidentes das 35 Câmaras das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e os Executivos das duas Juntas Metropolitanas, para analisar as duas realidades metropolitanas e recolher propostas e contributos.
Na mobilidade, os autarcas sugeriram o passe social único, mais económico, que facilite as viagens e retire 10% dos carros que, dia-a-dia, invadem Lisboa e Porto e degradam a qualidade de vida, e uma bilhética mais simples e funcional, que embarateça os bilhetes avulsos.
Sobre a Área Metropolitana de Lisboa (AML), desde 2016 que alguns jornais (nacionais e regionais) noticiavam o debate, entre os vereadores do pelouro da mobilidade das 18 câmaras, para dotar esta estrutura autárquica regional de um guião sobre a mobilidade, que orientaria a discussão com a tutela do sector e os operadores, públicos e privados. Este encontro, pela sua importância, foi um bom momento de divulgação pública deste tema.
O fim da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (Lei n.º 52/2015) deu à AML competência para fazer o ponto de situação do transporte público e elaborar propostas de solução, revelando-se uma situação muito má: a coroa do passe social 123 (a de maior amplitude) é muito restrita e há, incrivelmente, 7000 mil tipos de bilhetes só na AML.
As principais propostas foram: ─ redesenhar a rede de transporte público (rodoviário, ferroviário e fluvial); ─ alargar da coroa do passe social 123 a toda a AML; ─ uniformizar a bilhética absurda. Estima-se que custe 65 milhões de euros/ano.
Entre os principais problemas da qualidade de vida na AML, em especial em Lisboa (e também Cascais, Sintra, Amadora, Setúbal, Almada, etc.), a mobilidade é um deles, afectando muito a vida dos munícipes: ─ na perda de tempo em deslocações laborais; ─ no gasto de tempo no transporte de produtos; ─ nas deslocações dos não-activos (p. ex., os alunos, que têm horários fixos a cumprir); ─ no desperdício de energia; ─ na poluição do ar (porquê o rígido controlo da qualidade da água de consumo, com as Câmaras a publicar análises periódicas, e o desleixo na qualidade do ar?); ─ na saúde (sabe-se o efeito da poluição na mortalidade dos mais frágeis, nas doenças respiratórias e no cancro); ─ na vida dos visitantes num tempo de alta turística. Uma boa rede de transporte público, fiável, regular, a preço justo (o que exige forte comparticipação estatal, que é compensada económica e financeiramente), minimizava muito estes problemas. E a qualidade de vida melhoraria muito, basta visitar cidades estrangeiras sem o nosso caos.
Isto mostra o grave erro dos anos da orgia dos fundos europeus no pós-adesão à CEE, de aposta no carro particular (e nas auto-estradas a eito) e de desprezo do transporte público (em especial a ferrovia).
Estranha-se o despertar tardio da AML (criada em 1991), apesar do agravar do problema durante 30 anos e dos inúmeros protestos dos utentes. Dou um exemplo na Margem Sul, que não acordou a AML: a então promissora Fertagus (que reduziria os carros na Ponte 25 de Abril, afinal, aumentaram) degradou-se; tem uma bilhética absurda (só há pouco aderiu ao zapping); tem, há 19 anos, fraca oferta de comboios (de 20 em 20 minutos de Coina a Lisboa e 60 em 60 de Setúbal: embora nos curtos períodos de ponta dupliquem). Isto não induz a procura nem potencia a linha.
Felizmente, há bons exemplos de mobilidade: ─ o «Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal» e o «Arrábida Sem Carros» são respostas de fundo a problemas graves, bem pensadas; ─ a mobilidade lúdica, apesar de lateral ao tema, ajuda a criar hábitos de mobilidade ecológica. O exemplo, exterior à região (cá, temos a Arrábida ao abandono), mostra criatividade, iniciativa, funcionalidade, integração e valorização histórico-patrimonial:
https://www.dropbox.com/s/iwoe3le5uh2zodf/Ecovia_do_Vez.docx?dl=0
A legitimidade democrática dos autarcas dá-lhes um duplo e importante poder: simbólico e de pressão real sobre os Governos. É bom que o usem, no caso da mobilidade, mais vale tarde do que nunca.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -