25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAutoestrada portuguesa com certeza

Autoestrada portuguesa com certeza

As autoestradas são grande parte da razão da nossa enorme dívida – imagine-se a terceira maior divida da zona Euro, quem diria – uma recuperação tão boa e somos os terceiros piores. Construímos muitas autoestradas porque são infraestruturas que exigem muito dinheiro e de onde é muito fácil “tirar” uns trocos. A enorme fatura fica ainda muito maior quando a autoestrada não é utilizada porque as portagens são absurdamente altas. A não utilização da autoestrada tem custos económicos brutais diretos e indiretos, por exemplo em acidentes, risco e má qualidade de vida.

- PUB -

 

Na prática, e objetivamente, autoestrada em Portugal é sinónimo de estupidez, provavelmente a pior das características humanas. Com as autoestradas o país todo perde, ao contrário do que seria natural. Pagamos cara a sua construção e cara a sua não utilização, um perfeito exemplo de estupidez. Como qualquer outra infraestrutura a sua rentabilidade é tanto maior quanto maior for a sua utilização. Isto é, uma autoestrada será tanto mais rentável quanto mais tráfego tiver. Refiro-me à sustentabilidade e riqueza do país, à rentabilidade dos sectores económicos e à qualidade de vida dos cidadãos. Quanto vale o tempo de todos os utilizadores (empresas, cidadãos) que optam pelas estradas nacionais em vez da autoestrada, infraestrutura que ali está para ser “abusivamente” usada por todos?

 

- PUB -

Quanto perde o país em vidas humanas, em emissões de gases, em energia, em produtividade…? No limite, quanto pagamos mais em impostos para manter as autoestradas sem veículos? Isto é o essencial da equação: quanto custa não usar as autoestradas? Algum país seria viável se construísse escolas para depois não as usar? Vale a pena estudar o efeito real de baixar o custo das portagens. Entre o zero e o custo atual, que tem aumentado, há um valor certo para todos – aquele que viabiliza a utilização da autoestrada.

 

Enquanto houver em Portugal um quilómetro de autoestrada que não seja utilizado pelo custo incomportável das portagens, bem pode António Costa encher a boca com eficiência energética, descarbonização, luta contra as alterações climáticas, aposta nos transportes públicos, economia circular, ciclovias, etc., etc, que ninguém com um pouco de lucidez o acredita.

- PUB -

 

A A6 e a Estrada Nacional nº4 que ligam Lisboa, Setúbal, Sines, e tudo à volta à Europa, constituem um excelente exemplo. A autoestrada está vazia enquanto a EN abarrota de trânsito que não lhe pertence, que o digam Vendas Novas ou Montemor o Novo.

Carlos Cupeto
Universidade de Évora
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -