20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião Quando a política nos orgulha

Quando a política nos orgulha

Quando a política nos orgulha
Francisco Alves Rito - Diretor d'O Setubalense - Diário da Região
Francisco Alves Rito – Diretor d’O Setubalense – Diário da Região

O exemplo de dedicação dos autarcas de freguesia e o envolvimento
da AMRS na luta pelos fundos comunitários

Deu orgulho ver o encontro distrital de freguesias este sábado, no Seixal.
Autarcas de todo o distrito, de vários partidos – sobretudo CDU e PS – debateram seriamente as questões que acreditam interessar aos seus fregueses, com empenho e dedicação.

Apesar de pertencerem a partidos diferentes, adversários nos seus combates políticos, mantiveram sempre uma discussão elevada, com o respeito a grande nível. As divergências, que se traduziram na falta de unanimidade na aprovação da declaração final, não impediram ninguém de falar com a atenção de toda a sala e até com direito a aplausos.

Dá gosto ver quase uma centena de pessoas com paixão pela política, a discutirem as pequenas grandes coisas do quotidiano das populações, com respeito pelas ideias contrárias e pelas regras da democracia.

É igualmente bom ver a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) envolver-se na luta pelo direito de a Península de Setúbal aceder aos fundos comunitários que lhe estão a ser retirados.

O presidente do conselho directivo, Rui Garcia, afirmou – até no mesmo encontro distrital de freguesias – que a associação vai entrar em campo e reivindicar ao Governo uma solução que acabe com a discriminação negativa a que a região de Setúbal tem estado sujeita.

A AMRS tem um papel insubstituível na defesa e representação da região pelo que a sua acção é de enorme utilidade, nesta e noutras batalhas pelo nosso interesse colectivo.