25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
Início Opinião Portugal e o Mundo: Dois eventos e dois exemplos

Portugal e o Mundo: Dois eventos e dois exemplos

0
Portugal e o Mundo: Dois eventos e dois exemplos
Francisco Ramalho - Ex-bancário, Corroios
Francisco Ramalho – Ex-bancário, Corroios

Assistimos no passado dia 16 do corrente mês, em Corroios, a dois eventos que, relativamente aos quais, e aos locais onde se realizaram, refletem bem a natureza popular do Poder Local Democrático, e a pujança do Movimento Associativo no concelho do Seixal. Referimo-nos ao Concerto de Ano Novo da Junta de Freguesia de Corroios, e à VI Gala Moinhos de Honra do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM).

O primeiro, realizou-se a partir das 17 horas no pavilhão multiusos do Parque Urbano da Quinta da Marialva, contou com a participação da Banda Sinfónica da PSP e com muito público que não regateou aplausos à referida banda e ao grande tenor Pedro Tavares que a integra. Aliás, um dos momentos altos do concerto, foi mesmo a atuação deste artista, premiada com uma estrondosa ovação.

Dizer que o referido parque, é um amplo e aprazível espaço totalmente ao serviço da população. Para além de propiciar boas condições para o lazer e desporto para todos, para toda a família, ali se realizam as mais diversas iniciativas como a Feira Medieval, várias exposições, atividades da comunidade escolar, e dois dos maiores eventos do género, a sul do Tejo. E, note-se, organizados por uma junta de freguesia. Com muito agrado para os milhares que os frequentam e que bastante dinamismo dão ao tecido empresarial local e não só. Referimo-nos às Festas de Corroios por onde passa o que de melhor se faz, em termos musicais, neste país, e à Mostra Mensal de Atividades Económicas, onde se pode encontrar, a preços módicos, de tudo um pouco; desde produtos agrícolas, comes e bebes. Roupa, calçado, etc.

Quanto ao segundo evento, decorreu à noite no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e consistiu na entrega de prémios (moinhos de ouro) aos atletas, sócios, dirigentes, trabalhadores e colaboradores da instituição que mais se destacaram no ano que findou. Tudo intercalado com a exibição de artistas da casa. Sendo a respetiva gala, apresentada com muito brilho e profissionalismo por Carla Rodrigues. A mesma apresentadora/animadora do palco principal (Carlos Paredes) da última edição das Festas de Corroios. A Carla, que foi coadjuvada, e bem, pela jovem Joana Videira, é ainda  ensaiadora do grupo de teatro do CCRAM.

Realçar, porque é justo fazê-lo, a dimensão, a abrangência, desta instituição, o CCRAM. Tem 2000 sócios, 1.200 atletas e dedica-se a 33 atividades. 16 das quais, de carácter desportivo onde se destaca o andebol com equipas em todos os escalões etários, disputando atualmente a fase final da 2ª Divisão Nacional. No atletismo, com um brilhozinho nos olhos, confessava-nos o Vice-Presidente para a área do desporto, Marcos Faustino, corroborado pelo Presidente Aurélio Fernandes, “somos também, uma referência a nível concelhio e não só”.  No plano cultural, para além do teatro, tem ainda classes de ballet, pintura e música. Um dos grupos juvenis, orientado/ensaiado pela professora Cristina Videira que tão bem tem representado a instituição, Corroios, Seixal, e até Portugal, é o “Talentos Sem Fronteiras”. Que, a nível internacional, tem conseguido excelentes troféus. Por exemplo, em Agosto de 2018, em Paris, no Festival Internacional “Vive la France”, e depois em Dezembro no “Europe Art Helsinki” em Helsínquia, a Marta Torres, a Madalena Ribeiro, a Joana Videira, o Tiago Mestre, a Constança Fernandes e a Catarina ribeiro, conseguiram, na composição de letras e nas diversas categorias, lugares de topo. Nos dois certames: Um 2º e oito primeiros lugares.

Portanto, o CCRAM privilegia o lazer, a cultura e o desporto de massas. Bem se podem orgulhar os seus atletas, dirigentes, a Junta de Freguesia de Corroios e Câmara Municipal do Seixal que o apoia.