26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
Início Opinião 36.º Encontro dos antigos alunos da Escola Primária “Conde de Ferreira”

36.º Encontro dos antigos alunos da Escola Primária “Conde de Ferreira”

0
36.º Encontro dos antigos alunos da Escola Primária “Conde de Ferreira”
Custodio Pinto
Custodio Pinto

Os meninos da bata branca vão comemorar, no dia 11 de Maio, mais um convívio. Este é o 36.º

 

 

A nossa escola fechou após o 25 de Abril, mas os antigos alunos mantém esta união com a “Conde de Ferreira”. No inicio chegámos a juntar cerca de duas centenas de participantes. Hoje são cerca de meia centena, pois muitos já faleceram, outros estão doentes, etc. Até a comissão era composta por dez, oito entretanto faleceram, outro abandonou por motivos vários, e este jovem de 90 anos continua a manter a tradição dos convívios da nossa escola.

Enfim, é a vida. Mas continuamos a manter a chama viva.

Já conseguimos dar o nome “Conde de Ferreira” a uma rua, em Vanicelos, já colocámos uma placa na fachada do edifício da escola, em homenagem aos nossos professores, criámos um estandarte com o símbolo da escola e as cores da cidade, um dossier de imprensa e dois álbuns de fotografias em que as primeiras páginas são dos alunos de bata branca e as outras dos convívios anuais.

Estes encontros são sempre realizados no segundo sábado de Maio.

O hino, muito bonito, é da autoria de dois antigos alunos; musica de Carlos Pinto e letra do saudoso Carlos Rodrigues “Manuel Bola”.

Agora só falta realizar o nosso sonho do Museu Escolar “Conde de Ferreira”. Temos fé e esperança que seja uma realidade em breve, para enriquecermos o património da cidade e valorizar a memória dos antigos alunos. Recordar é viver os tempos em que aprendemos nessa escola e será uma justa homenagem ao Conde de Ferreira, que foi quem mandou construir 120 escolas primárias pelo país. Segundo consta, a de Setúbal foi a primeira a ser construída.

Apelamos para que os antigos alunos compareçam no dia 11 de Maio de 2019 e, se for possível, que tragam mais um ou dois antigos alunos. A comissão agradece.