20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião PENSAR SETÚBAL: Setúbal é a grande vencedora do Prémio “Portugal Cinco Estrelas Regiões”

PENSAR SETÚBAL: Setúbal é a grande vencedora do Prémio “Portugal Cinco Estrelas Regiões”

PENSAR SETÚBAL:  Setúbal é a grande vencedora do Prémio “Portugal Cinco Estrelas Regiões”
Giovanni Licciardello - Professor
Giovanni Licciardello – Professor

Decorreu a segunda edição dos Prémios “Portugal Cinco Estrelas Regiões”, um concurso que avalia a excelência dos produtos nacionais, através das escolhas efectuadas pelos consumidores.

Constata-se que Setúbal está novamente em destaque e sempre pelos melhores motivos, uma vez que o nosso Concelho venceu seis das catorze categorias a concurso no referido Prémio.

Nesta sua segunda edição, o Prémio Cinco Estrelas Regiões premiou marcas, produtos e serviços de origem maioritariamente portuguesa, com grande relevo regional.

Este Prémio distingue o que Portugal tem de melhor, região por região. Também as principais atracções, elementos culturais e recursos patrimoniais que caracterizam o nosso país serão anualmente distinguidos, o que permitirá criar no futuro, um roteiro português Cinco Estrelas.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões reconhece e valoriza negócios (produtos e serviços), destinos e atracções turísticas de reconhecida qualidade junto da população ao nível da gastronomia, arte e cultura, monumentos e património, entre outros, traçando um mapa verdadeiramente Cinco Estrelas do que melhor existe em cada região portuguesa.

 

A metodologia do Prémio Cinco Estrelas foi utilizada para distinguir as marcas, produtos e serviços regionais. O sistema de avaliação mediu o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão, a saber: Satisfação pela Experimentação, Relação Preço-Qualidade, Intenção de Compra ou Recomendação, Confiança na Marca e Inovação.

Ao nível do património cultural das várias regiões do país, as distinções foram apuradas através de votação on-line. A população portuguesa teve ocasião de votar e nomear o que considerou Cinco Estrelas em Portugal até ao passado dia 28 de Fevereiro.

 

Os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019 foram conhecidos durante este mês Abril.

E portanto, constata-se com muita satisfação e regozijo que  Setúbal é o grande vencedor do Portugal Cinco Estrelas Regiões

 

Como salientei no início, a nossa cidade venceu seis das catorze categorias a concurso.

No ano passado, Setúbal já tinha vencido quatro das categorias a concurso, a saber:

1 – Cozinha Tradicional: Choco Frito;

2 – Vinhos: Moscatel de Setúbal;

3 – Serras e Montanhas: Serra da Arrábida;

4 – Doçaria Tradicional: Tortas de Azeitão

Neste ano de 2019, a estas distinções conseguidas o ano passado, juntam-se-lhes o Queijo de Azeitão, na categoria de “Queijos” e o Portinho da Arrábida, em “Praias”.

Além dos seis prémios na votação geral, Setúbal teve vencedores distritais em cinco categorias destinadas a premiar marcas, produtos e serviços considerados “extraordinários” pelos consumidores portugueses.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no próximo dia 17 de Maio, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

Estes prémios assumem-se de uma importância simbólica e operativa muito significativa, uma vez que contribuem decisivamente para uma progressiva alteração das percepções relativamente a Setúbal, e esta vai cada vez mais direccionando-se no rumo que considero mais adequado, com uma forte componente turística, geradora e riqueza, da qual toda esta nossa Região de Setúbal, pode e deve beneficiar.