24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
Início Opinião Os emblemas do Vitória Futebol Clube, ao longo do tempo

Os emblemas do Vitória Futebol Clube, ao longo do tempo

Os emblemas do Vitória Futebol Clube, ao longo do tempo
Giovanni Licciardello - Professor
Giovanni Licciardello – Professor

Hoje iremos falar da evolução dos emblemas do Vitória Futebol Clube, ao longo dos sucessivos anos.

Para a realização desta crónica, e a da semana seguinte, solicitei a ajuda e colaboração do Departamento de Marketing do Vitória FC, responsável pelo emblema nº5, o derradeiro.

Quando em 1910, Mariano Coelho, Mário Lêdo e Joaquim Venâncio fundaram o nosso Victoria Football Club, atribuíram-lhe esta designação inglesa.

Embora já se conhecesse este desporto no tempo do Império Romano, foi em Inglaterra que nos finais do século XIX, o jogo com a utilização de uma bola, movimentada com os pés (foot ball), começou por ganhar progressiva notoriedade.

Mais tarde, a palavra Football foi aportuguesada para Futebol e o nome do Victoria Football Club foi naturalmente também aportuguesado, passando a ser Vitória Futebol Clube, nome actual.

O emblema foi sofrendo diversas evoluções, sempre no sentido de procurar enriquecê-lo.

 

 

 

No emblema original (nº1) surge um escudo verde, com uma faixa branca transversal com a sigla V.F.C.

No emblema nº2, este é enriquecido com uma bola de couro castanho que foi utilizada até princípios dos anos 70, altura em que, por condicionalismos televisivos, a bola passou a ser clara.

O emblema nº3 foi aquele que sofreu mais modificações. Ao alto, surgem os três castelos; Setúbal, Palmela e Sesimbra. Ao centro, uma roda de bicicleta, como homenagem simbólica ao ciclismo, uma das primeiras modalidades do Vitória. Ao centro da roda, encontra-se, muito bem enquadrado, o emblema original.

Em baixo, surge, do lado esquerdo, um pergaminho amarelo pálido com a inscrição “Setúbal 20-11-910” e do lado direito um ramo com folhas verdes e frutos vermelhos, distribuídos uniformemente.

O ramo, surge nos Estatutos, como sendo um ramo de Palma. A Palma não tem esse formato, essas folhas e muito menos esses frutos que surgem no emblema. Algo para analisar agora, uma vez que se está a proceder à revisão dos Estatutos.

No emblema nº4, as cores verdes, amarelo, surgem mais carregadas, o castelo é maior e mais largo e o ramo apresenta-se mais grosso, com folhagem mais densa e com a cor verde mais apelativa. Os frutos são também verdes. A bola presente no escudo já não é tão nítida. O número dos raios da bicicleta aumentou significativamente e não necessariamente para melhor, em termos estéticos.

Recentemente, o Marketing do Vitória propôs-nos uma abordagem ulterior e complementar, como uma tentativa de síntese dos emblemas anteriores.

Fica para a semana.