20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião O pintor setubalense João Geada

O pintor setubalense João Geada

0
O pintor setubalense João Geada
Custodio Pinto
Custodio Pinto

 

João Geada é um dos muitos e bons pintores da nossa cidade. Nascido em Setúbal, na freguesia de S. Julião, é ex-aluno da Escola Primária “Conde de Ferreira” e da Escola Comercial e Industrial “João Vaz”.

Em pequeno já tinha o gosto para o desenho e começou por desenhar burros e carroças, animais que traziam das quintas os géneros alimentícios para o Mercado do Livramento. Pintava, igualmente, pescadores, gaivotas, barcos, peixes, etc., que fazia quando passeava à beira-rio.

É um excelente profissional e técnico na indústria litográfica, onde desempenhou a sua competência como óptimo desenhador na litografia.

João Geada já publicou alguns livros e já realizou algumas exposições, entre elas a que esteve patente na sala da Artiset – Casa da Cultura. Exposição espectacular, com quadros da Arrábida, Albarquel, Esguelha, Comenda, etc., e algumas figuras da cidade, digna de ser visitada.

Parabéns e continue a pintar, principalmente a nossa belíssima região que é Setúbal, com uma das mais belas baías do mundo. O rio azul agradece tudo o que for feito para a sua divulgação e o incremente da cultura e do turismo da nossa cidade e do país.

A exposição de João Geada na Casa da Cultura esteve patente de 15 a 27 de Junho de 2019.