24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
Início Opinião Um debate útil e oportuno

Um debate útil e oportuno

0
Um debate útil e oportuno
Francisco Ramalho - Ex-bancário, Corroios
Francisco Ramalho – Ex-bancário, Corroios

 

Organizado pela Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal, teve lugar no auditório da Junta de freguesia de Corroios no passado sábado, um debate sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS).  Convidados, o Dr. João Proença presidente da Federação Nacional dos Médicos e a enfermeira Zoraima Prado dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Numa altura em que no SNS escasseiam médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, originando falhas em muitos serviços de diversos hospitais, por exemplo, as listas de espera para cirurgias que duplicam, as dificuldades na assistência a parturientes, etc. E em que os consensos sobre a Lei de Bases da Saúde  não existem. Numa altura em que, como foi dito pelos convidados e  é bastante consensual, há muito se verifica uma hemorragia de meios humanos e materiais do SNS para o sector privado , este debate não poderia ser mais útil e oportuno.

Evidentemente que se falou também na saturação do Garcia de Horta, do novo Hospital no Seixal cujo início das obras já deveria ter-se verificado há muito, persistindo as dúvidas se não ficará para as calendas. Quanto ao novo Centro de Saúde de Corroios que deveria já estar pronto, há  a promessa de que será mesmo até Agosto que arrancam as obras. A ver vamos!

Entretanto, o orçamento da Saúde para este ano foi inferior ao de 2010 e o Governo fala num excedente orçamental de 0,4%.

Conclusão: a luta por um SNS universal e tendencialmente gratuito, é fundamental. E não passará, certamente, nem pela recuperação em outubro de PSD e CDS,nem por uma maioria absoluta do PS. Longe disso!