20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião Um cidadão exemplar

Um cidadão exemplar

0
Um cidadão exemplar
Francisco Ramalho - Ex-bancário, Corroios
Francisco Ramalho – Ex-bancário, Corroios

Apesar da chuva que caiu copiosamente (felizmente) durante a manhã e ameaçava continuar de tarde, o moinho de maré de Corroios encheu-se no passado dia 19 para a apresentação de um livro. Infelizmente, convenhamos, independentemente do local, coisa nada vulgar. Mas se dissermos que o autor se chama Manuel Lima,então , outro galo  cantará!

“À Descoberta dos Fósseis em Portugal”, é o 21º livro do professor Manuel Lima. È obra! E para além dos seus conhecimentos de geologia e mineralogia de uma forma geral, este neto de pescadores de arte xávega que passou a sua infância na Costa da Caparica e a adolescência e juventude na Trafaria, como ele faz questão de se identificar nos seus livros, deve ser a pessoa que melhor conhece os concelhos de Almada e Seixal. E esse conhecimento da geologia, da mineralogia, da fauna, da flora, de todo o edificado histórico e cultural dos dois concelhos, não só se limita a transcrevê-lo para os seus livros, o que já é um feito extraordinário, ciclópico mesmo, este nosso brilhante conterrâneo que deu aulas em diversas escolas dos dois concelhos e fundou dois agrupamentos de escuteiros, dá conferências em coletividades, escolas, Juntas de Freguesia e em qualquer local para onde o convidem. Organiza ainda caminhadas didáticas, e desde há 7 anos, leciona (gratuitamente) a disciplina de Património Histórico e Natural na Universidade Sénior do Seixal. Este ano, imagine-se, com 127 alunos.

Como se constata, trata-se de um cidadão exemplar. E porque apesar de alguns apoios da Câmara do Seixal e de Juntas de Freguesia, toda a sua obra é edição de autor. Portanto, adquiri-la, para além do evidente interesse cultural, é também um gesto altruísta.