18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
Início Opinião SETÚBAL MAIS BONITA: Finalmente está quase concretizada a transformação do forte de Albarquel

SETÚBAL MAIS BONITA: Finalmente está quase concretizada a transformação do forte de Albarquel

0
SETÚBAL MAIS BONITA: Finalmente está quase concretizada a transformação do forte de Albarquel
Custodio Pinto
Custodio Pinto

Sensibilizado e orgulhoso com a notícia do jornal SETUBALENSE de 24/06/2019, com imagens do andamento das obras para a transformação do forte de Albarquel num centro cultural/sala museológica e manifestações culturais, etc. A obra contou com o apoio da autarquia e financiamento da inglesa The Helen Hamlyn Trust, permitindo alterar e melhorar o forte de Albarquel da triste situação em que esteve, desativado, e abandonado, contra a qual lutei durante 30 e tal anos, junto das entidades oficiais. Desde Presidentes da República a Ministros, etc., todos eles me respondiam, mas nenhum deles deu solução.

Só que ultimamente o forte de Albarquel foi cedido à Câmara Municipal de Setúbal e eis a transformação, as obras finalmente começaram em Agosto de 2018 e fazemos votos para que seja em breve a inauguração da concretização do tão falado e célebre forte de Albarquel.

E, dos meus vários argumentos sobre o desativado e abandonado forte de Albarquel, cheguei a escrever e a sugerir três soluções: vender, alugar ou ceder a qualquer organismo e mesmo assim não consegui sensibilizar os governantes responsáveis. Mais tarde acabou por ser cedido a um organismo oficial, e muito bem, a Câmara Municipal de Setúbal.

É como o povo diz “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” e foi essa a minha luta, da qual me sinto muito orgulhoso, pelo fecho positivo da transformação do forte de Albarquel num centro cultural. Pena foi ter levado tanto tempo, enfim “sem mais comentários”. É uma vitória para o desenvolvimento da cultura de Setúbal e do engrandecimento da nossa região e país.

O forte de Albarquel é uma pérola que estava abandonada junto à belíssima praia de Albarquel e a uma das mais belas baías do mundo, que vai enriquecer e encantar cada vez mais o quadro turístico da cidade do rio azul.

Agora falta a solução para os abandonados e vandalizados: Bateria do Outão, Palácio da Comenda e o antigo Quartel de Brancanes. Teremos esta má imagem turística até quando?

Setúbal agradece mais este valioso património que é o forte de Albarquel e assim atrair cada vez mais os turistas à nossa cidade.