19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
Início Opinião Muito Obrigado, João Pereira Bastos

Muito Obrigado, João Pereira Bastos

Muito Obrigado, João Pereira Bastos
Giovanni Licciardello - Professor
Giovanni Licciardello – Professor

 

Despertar tanta admiração, respeito e amizade é apanágio de apenas alguns Homens com qualidade excepcionais. Temos o privilégio de termos deparado com um deles e daí fazermos um caminho juntos.

E é isso que gratificadamente queremos celebrar: o caminho percorrido pelo João, partilhando connosco nesta cidade, que se tornou sua, cidade do rio azul e da serra verde; mas queremos desde já celebrar o novo caminho que se lhe abre e que garantidamente, com maior ou menor proximidade, queremos acompanhar.     

Por isso e para isso iremos falando, ir-nos-emos encontrando, iremos estar por perto.

Até sempre, João, até já”.

                                                               Maria Helena Mattos        

 

 Quando tive conhecimento que João Pereira Bastos ia deixar de ser o director do Fórum Municipal Luísa Todi, a primeira reacção foi emocional: enorme desalento e tristeza, pela notícia que me atingiu como um soco.

 

Passado algum tempo, pude reagir com mais calma e ponderação, ou seja: enorme desalento e tristeza na mesma, mas pude percepcionar que se tinha atingido o fim de um ciclo e que as imensas solicitações e os novos desafios que tem vindo a abraçar, nomeadamente o Portugal Ópera, conduziriam inevitavelmente a esse desfecho.

João Pereira Bastos deixa uma marca indelével no panorama cultural setubalense. A nossa cidade de Setúbal e o Fórum Luísa Todi fazem parte do roteiro cultural nacional, muito pela sua talentosa mão, desde 2012.

Tive, por diversas vezes, o privilégio de poder contactar de perto com a sua inteligência, sentido ético, simplicidade, distinção, sensibilidade, cultura, bem como o seu apurado sentido de humor.

Ao analisar o seu extenso e fecundo currículo, podemos percepcionar que possui uma enorme experiência no campo da música, tendo sido crítico musical, encenador, director artístico do Teatro Nacional de S. Carlos, director artístico do Festival Internacional de Música de Macau e director da Antena 2.

Em 1998, como corolário lógico da sua extensa, competente e impoluta carreira, foi agraciado com a Cruz da Ordem Soberana e Militar de Malta, entregue pelo Grão-Mestre Andrew Bertie e com a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa, entregue pelo Governador de Macau, General Rocha Vieira, em cerimónias realizadas especificamente para o efeito.

No ano de 2015 foi-lhe muito justamente atribuída a Medalha de Honra da cidade de Setúbal, Classe Actividades Culturais

Dizer que com João Pereira Bastos, a programação realizada deu um significativo salto em frente, é não ser totalmente justo, uma vez que se pode afirmar de uma forma inequívoca que no Fórum Luísa Todi existem dois períodos temporais: antes e depois de João Pereira Bastos, tal o salto na quantidade e na qualidade dos espectáculos apresentados, desde que assumiu o cargo de director.

 

Durante os sete anos que esteve em Setúbal, João Pereira Bastos promoveu várias iniciativas tais como o concurso “Luísa Todi – Jovens Clássicos”, o lançamento de jovens artistas líricos e instrumentistas clássicos, assim como “As Jornadas de Música de Câmara” e as “Temporadas Sinfónicas”, que trouxeram ao público setubalense um conjunto de concertos, protagonizados pelas mais conceituadas orquestras.

As sessões de cinema de Lauro António, com a presença e comentários do próprio, e a exibição de dezenas de filmes, constituíram também motivos acrescidos de muita qualidade.

Ao longo destes sete anos de actividade ininterrupta, o Fórum Municipal Luísa Todi sob a sua direcção, promoveu centenas de eventos, espectáculos e concertos nas mais variadas expressões culturais.

João Pereira Bastos pretende escrever um livro sobre as personalidades que conheceu ao longo de todos estes anos de actividade, publicação essa que aguardaremos todos com muita espectativa e interesse.

A sua influência e o seu legado ficarão como uma marca inconfundível na cultura setubalense.

Meu caro João Pereira Bastos. O jantar surpresa que todos nós lhe fizemos, foi uma singela, mas muito significativa homenagem, para lhe manifestarmos a nossa mais profunda gratidão e reconhecimento por tudo aquilo que fez pela cidade e Concelho de Setúbal.

Muito obrigado e muitas felicidades.