19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
Início Opinião Uma velha aspiração e exigência

Uma velha aspiração e exigência

0
Uma velha aspiração e exigência
Francisco Ramalho - Ex-bancário, Corroios
Francisco Ramalho – Ex-bancário, Corroios

 

A petição  que a Comissão de Utentes dos Transportes do Seixal (CUT-Seixal) ,vai entregar na Assembleia da Republica depois de recolher 4 mil ou mais assinaturas no abaixo-assinado que promoveu e que está a circular, relacionada com as condições de estacionamento junto das estações da Fertagus e do Terminal Fluvial do Seixal e por mais e melhor mobilidade, é mais um reforço de uma velha aspiração e exigência da Câmara Municipal do Seixal e das Juntas de Freguesia de Corroios e de Amora.

É incompreensível que grande parte da capacidade de utilização dos parques de estacionamento junto das estações referidas, não seja utilizada. Por consequência disso, um “mar de automóveis” inunda as zonas limítrofes, causando problemas aos moradores e aos comerciantes locais. Tudo isto, porque o estacionamento nos parques é pago à Fertagus e à Transtejo, e quem tem de se deslocar na sua viatura, porque, como se sabe, os transportes públicos são escassos, e já paga o seu passe. Assim, a exigência das entidades referidas e o abaixo-assinado da CUT-Seixal, é que os parques sejam geridos pelo Município e gratuitos. E que haja, por parte dos TST uma maior e melhor oferta de transporte.

Por influência e pressão  das forças políticas que apoiaram o anterior governo na AR, nomeadamente a CDU, o novo Passe Social intermodal, foi uma das mais positivas  medidas desse Governo. E ainda pela contribuição das autarquias da Área Metropolitana de Lisboa. Por exemplo, a Câmara do Seixal, participa anualmente com 2 milhões de euros.

Muito mais importante e justo, é que sejam as populações e o ambiente a beneficiarem com o novo passe e com  a pretensão da  CUT-Seixal, que o lucro das empresas referidas.