27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião 73º aniversário do Clube de Campismo de Setúbal

73º aniversário do Clube de Campismo de Setúbal

0
73º aniversário do Clube de Campismo de Setúbal
Custodio Pinto
Custodio Pinto

 

O Clube de Campismo festejou o seu aniversário no Parque de Campismo na Gâmbia. O clube nasceu da fusão de alguns grupos de campismo existentes em Setúbal, entre eles As Aves Migradoiras, Grupo de Campismo Estrela do Sado, Troianos, Sadinos e salvo erro, Vitorianos. Ainda me recordo de alguns elementos d’As Aves Migradoiras: Álvaro Dias, Pina, Chora, Joaquim Gonçalves, Ceferino, Jorge Alfaiate, António Gonçalves e Joaquim e do Estrela do Sado: Custódio Pinto, Fernando Belbute, Carlos Máximo Ribeiro, Jorge Raposo, Luís Filipe Gomes, Manique e Fernando Pacheco. Antes da fusão do clube, o parque era no interior da Comenda, no vale de Armelão, terreno cedido pelo Conde D’Armand, onde os campistas construíram instalações sanitárias, etc.

Recordo os célebres passeios pedestres organizados pelo clube, que começaram por 20 pessoas e atingiram uma centena. O guia era o falecido Jorge Alfaiate, o Fernando Picoito, a Dona Manuela (já falecida) e o António Gonçalves. Foi pena o clube ter acabado com estes salutares passeios pedestres. Porquê?

O almoço de aniversário juntou cerca de uma centena de sócios. Mesa de honra: Carlos Cabedal (Presidente), José C. Silvestre (Presidente da Assembleia Geral), Manel Pisco Lopes (Vice-presidente da Camara Municipal de Setúbal), Sérgio Varela (Vogal da Junta de Freguesia de Gâmbia e Pontes e Alto da Guerra), João Queiroz (Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal), Mário Perdigão (Coordenador Concelho Regional do Sul da FCMP), Carlos Anjos (Secretário Geral da Federação Distrital de Setúbal), António Raposo (Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal).

As mesas estavam ornamentadas com as zonas turísticas da cidade: Pedra da Anicha, Luísa Todi, Bocage, Arrábida, Baía do Sado, Flamingos, Doce de Laranja, Roaz Corvineiro, Gaivotas, Rio Sado, Moinho da Maré da Mourisca, Portinho da Arrábida e Forte de São Filipe. Fiquei nesta, com Carlos Batista, Maria José, Jaime Anjos, Luís Anjos, Manoela Gago da Silva, Alberto Pereira e Cândido Casimiro. Foram homenageados os sócios Carlos Sebastião Santos Lopes, Pedro Santos Marques e Graciete Bárbara Primo (50 anos), Alfredo Mendonça, Cláudia Galrinho, Sílvia Gomes, Helena Labrador e Noémia Camolas (25 anos).