27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
Início Opinião Campeão do mundo e nosso conterrâneo

Campeão do mundo e nosso conterrâneo

0
Campeão do mundo e nosso conterrâneo
Francisco Ramalho - Ex-bancário, Corroios
Francisco Ramalho – Ex-bancário, Corroios

 

Não é todos os dias que um português se sagra campeão do mundo, seja lá de que modalidade for.  Quando  acontece, obviamente, é notícia. Por isso,  o Setubalense-Diário da Região, que também é campeão da informação regional, muito oportuna e justamente, elegeu Hugo Constantino,  como “Figura do Dia” na sua edição de 4 do corrente mês, e no dia seguinte, dedicou-lhe uma completa  e didática entrevista, uma excelente peça jornalística, com assinatura de Mário Rui Sobral.

Natural do Porto,  há 14 anos morador no concelho do Seixal, primeiro na freguesia de Amora e agora na de Corroios, este técnico superior de Desporto na Câmara Municipal do Seixal,nutre desde criança uma paixão pelos passarinhos. Mais concretamente, por canários. Paixão essa, que se traduziu agora na 68ª edição do Mundial da especialidade que teve lugar  na Exponor em Matosinhos  de 24 a 26 de Janeiro ultimo, em Campeão Mundial de Ornitologia.

Desde os 12 anos que Hugo Constantino cria canários. Mas, com mais afinco e saber, desde 2013. Dedicando-se especificamente à raça Canário Arlequim Português. Desde então, até atingir agora o galardão máximo da competição  mundial, conseguiu um riquíssimo palmarés. Campeão Nacional na época 2018/2019, ainda na mesma época, Campeão Internacional na Avixira (V F de Xira), também nessa exposição, melhor criador internacional atribuído pela Federação Ornitológica Italiana. e agora ,já este ano, sagra-se campeão do mundo,  arrebatando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar, competindo com cerca de mil criadores de 17 países e 24 mil aves.

Parabéns campeão!