25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPunha-os a nadar por nada

Punha-os a nadar por nada

Ainda a história inédita do Cabide, no centro de férias do Inatel na Costa da Caparica. Esta minha recordação de há cerca de 40 e tal anos, fez-me lembrar outras da minha carolice, nos centros de férias do Inatel e noutros locais do país e em Espanha, que me marcaram na minha vida e que agora me vou lembrando de algumas com muitas saudades e além da aprendizagem do ensino da natação e de muitos salvamentos.

- PUB -

Como era habitual eu passava com a família muitas férias nos centros do Inatel: Costa da Caparica; Foz do Arelho; Albufeira; Santa Maria da Feira; Luso; e em Espanha nas excursões também do Inatel: Fuengirola; Benalmadena; Salou; Benidorm; e nas praias o caso de Albufeira; Costa da Caparica; Foz do Arelho e em Espanha e nas piscinas que eu me entretinha às tardes a por gente a nadar e por vezes perguntavam-me quanto levava por ensinar a nadar e a minha resposta era sempre “nada” e algumas respondiam-me, “mas isso já não se usa”, mas eu fazia e faço por prazer e por amor ao próximo, que me sinto bem, e as pessoas ficam felizes por aprender a nadar. Na Figueirinha pus um jovem de 64 anos que depois de ficar a nadar, quis pagar a mim e à minha família um jantar só com marisco, tal foi a sua alegria e contentamento e esta e outras histórias da minha dedicação humana que também me sinto muito feliz e passado algum tempo recebi uma carta com uns versos que o jovem de 64 anos me dedicou, que os guardo como outros religiosamente no meu álbum de recordações.

O centro Inatel em Albufeira no início não tinha piscina e na praia tinha dificuldade em ensinar por causa das ondas, pois não são como as praias em Setúbal. Então descobri por indicação, a Quinta do “Oleandro”, complexo turístico, a entrada sem portão, somente uma corrente e lá fui com um grupo do Inatel e como não estava ninguém fomos para a piscina. Entretanto surgiu alguém que justificámos a nossa presença da nossa ida a esse complexo, com o fim de ensinar esse grupo a nadar. Então o senhor autorizou, em virtude de o complexo estar encerrado para férias. Pedi se nesses dias podíamos continuar a ir à piscina, tudo bem, só que no dia seguinte apareceu uma mulher a gritar e a mandar todos para a rua, dirigi-me à senhora, mas ela não me atendeu, rua e lá consegui dar a volta e abrandei o “vendaval”. Expliquei a nossa ida à piscina e perguntei se a senhora sabia nadar, ela disse-me que não e que tinha muita pena de não saber, pois a senhora está sujeita a cair à piscina e foi assim que consegui movê-la e compreendeu a nossa situação, o senhor está a fazer uma boa obra, pois podem vir à piscina enquanto o pessoal está de férias, agradecemos com uma nota em meu nome e do grupo.

Quando estive colocado na agência do Banco Nacional Ultramarino em Portalegre, nessa altura a cidade não tinha piscina, nos fins de semana no verão ia para os tanques de rega de clientes do banco, tomar banho e ao mesmo tempo por gente a nadar e na Barragem Póvoa e Meadas na zona para banhos e aí também continuava com as aulas de natação. Em Elvas fui convidado a dar aulas na piscina de um pequeno complexo turístico que tinha sido inaugurado e queriam saber quanto queria ganhar e a minha resposta “NADA” e a condição era virem-me buscar a Portalegre e depois trazem-me de volta. Entretanto surgiu-me uma vaga em Setúbal e as idas a Elvas ficaram sem efeito.

- PUB -

Enfim, mais umas histórias, entre elas a do Cabide, que me tem marcado imenso no meu passado e que me vou recordando algumas delas, agora com os meus, 91 anos, no dia 24/02/2020.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -