25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoTemos confiança no poder local democrático

Temos confiança no poder local democrático

O tema da descentralização tem sido recorrente no discurso político ao longo dos anos mas a verdade é que os diversos processos desenvolvidos, com maior ou menor expressão, souberam a pouco.

- PUB -

Eis que, no verão de 2018, é publicada a nova lei quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, diploma que produziu efeitos após a publicação dos que clarificavam as áreas a transferir. Foi na aproximação do final desse ano que começaram a ser publicados os decretos-lei setoriais, após consensualizados, com diálogo aprofundado, com as associações representativas dos municípios e das freguesias, ANMP e ANAFRE, respetivamente.
Portanto, este processo que sempre foi uma bandeira maior do Governo socialista anterior, e que este novo executivo pretende aprofundar, teve projeção em vários documentos estruturantes como o Programa Nacional de Reformas, o Programa de Estabilidade e, obviamente, o Programa de Governo, assume caráter bem distinto das experiências anteriores. E ainda bem. O desempenho positivo das autarquias locais justifica o seu aprofundamento tanto mais que é fundamental, mesmo urgente, que demos passos sólidos na desconstrução do Estado centralizador que caracteriza Portugal. Para mais, nós não temos desconfiança da capacidade autárquica.

Recordo que foi grande o momento, em 1976, quando da instauração do poder local na Constituição. Está nas nossas mãos fazer do momento presente, outro grande momento com o aprofundamento da diversidade de competências sob a alçada da autonomia do poder local democrático.

Quatro décadas passadas é mais que chegado o tempo de dotar a administração pública local dos poderes que reconhecemos serem possibilitadores de maior governação de proximidade baseada no princípio da subsidiariedade. É isto que o processo em curso representa. E representa também uma forma de aprofundar a reforma do Estado. Essa reforma não se esgota na descentralização para municípios e freguesias, mas passa por ela.

- PUB -

A Ministra da Modernização do Estado, que tutela o tema, passado pouco mais de um ano da publicação dos primeiros diplomas setoriais desenvolve, e bem, um amplo contacto com os autarcas, reunindo com/por Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas para avaliar dos ajustes que se venham a apurar serem necessários. A construção de processos amplos como este apelam à avaliação permanente para perceber-se o que se justifica ajustar, mesmo que tenha havido empenho no processo de concretização.

Há, como aliás em todos os processos de mudança, quem insista no ‘contravapor’. Sem sentido. A descentralização de competências para as autarquias locais – municípios e freguesias –, opção deste Governo, nesta fase, é incompatível com visões centralizadoras disfarçadas até de regionalistas.

A maturidade do processo democrático trouxe-nos até aqui e é recomendável a disponibilidade de todos, com posicionamento político sereno e sério, até porque Portugal é, repito, dos países mais centralizadores da União Europeia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -