26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoVivemos no inferno?

Vivemos no inferno?

Ligo a televisão e vejo medo, vejo pânico, vejo caixões e mais caixões; pessoas que deixaram de o ser ao assaltarem estabelecimentos comerciais alimentares, ao apedrejarem idosos que mudam de lar devido ao vírus; leio jornais e são descritas cenas tenebrosas: idosos abandonados em lares, outros deitados ao lado de mortos; pessoas que deixaram de o ser ao entrarem em Portugal ilegalmente e contagiarem amigos e familiares. Vou às compras e não vejo pessoas; vejo vultos; uns viram a cara para o lado, outros usam máscara, alguns baixam a cabeça.

- PUB -

Na televisão, na internet, vejo PESSOAS- anjos – que arriscam a vida para salvar vidas: todos os que trabalham na saúde, bombeiros, forças de segurança, os que nos garantem comida nas prateleiras dos supermercados… que exemplo extraordinário de amor ao próximo: o padre italiano que abdicou do ventilador- abdicou da vida- em benefício de um jovem, um religioso verdadeiro representante de Jesus Cristo na terra. Vejo as forças políticas unidas, como nunca aconteceu- com exceção do Chega- procurando contribuir para atenuar a desgraça. Vejo pessoas à janela e vejo um polícia a cantarem canções de esperança. Vejo, ouço e leio a verdade, graças ao trabalho de homens e mulheres que, preocupados com a pandemia da desinformação, da ignorância, da maldade, esclarecem, alertam, informam, dizem a verdade. Por vezes servem-se da boçalidade de líderes políticos como Trump e Bolsonaro para confrontarem as afirmações assassinas com a realidade. Até líderes religiosos apelam aos fiéis para continuarem a ir às igrejas, justificando que a fé cura, mata o vírus. Líderes religiosos que são também empresários de «sucesso» graças às «esmolas» desses mesmos fiéis. Volta Gil Vicente, tens tanta matéria para escrever novos autos; volta Dante, para descreveres novos infernos.
O vírus é mais poderoso do que o altruísmo de alguns e conduziu-nos ao inferno, onde vivemos? Não, não vivemos no inferno. No inferno viveram as crianças, as mulheres e os homens dos campos de concentração nazis! Quem lhes deu uma palavra de ânimo?
Ninguém. Quem lhes relatou a verdade? Ninguém. Quem os defendeu? Ninguém. Quem lhes cantou uma canção de esperança? Ninguém. Quem os salvou das violações, das torturas, da morte? Ninguém.

Caro leitor, por vezes, o que nos parece o inferno não é mais que um descarrilar da carruagem do bem-estar em que viajamos e que não valorizamos; insaciáveis, queremos sempre mais e mais, sem nos apercebermos de que outros, na realidade, vivem no inferno. Deixo-lhe alguns exemplos do inferno vivido nos campos de morte nazis, excertos do livro Contai aos vossos filhos…«As crianças de pouca idade eram sempre enviadas para a morte, nas câmaras de gás, visto que não podiam trabalhar»…«Ao longo de todo o inverno obrigaram criancinhas pequenas, totalmente nuas e descalças, a aguardar ao frio, horas a fio, a vez de entrar nas câmaras de gás. As plantas dos pés ficam geladas e colam-se ao chão. De pé, a chorar, algumas morrem de frio. Um dos alemães era um animal repugnante e sanguinário, que se divertia a torturar crianças.

Quando maltratava mulheres e elas lhe imploravam que parasse porque tinham crianças ao colo, ele muitas vezes arrancava-lhas dos braços e ora as partia em duas metades, ora as agarrava pelas pernas e batia-lhes com a cabeça na parede, para depois atirar para longe os corpos.».

- PUB -

Apesar da dor do momento, viva a liberdade, a igualdade e a fraternidade; viva a democracia, o regime da felicidade. Voltaremos a cantar, a abraçar, a beijar, a amar, e, talvez, mais despertos para respeitar a natureza.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -