25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO acesso à Internet é um direito

O acesso à Internet é um direito

A situação ímpar e extraordinária que vivemos nos dias de hoje, causada pela pandemia do vírus SARS-CoV-2 e da COVID-19, veio relembrar-nos a importância que o acesso à Internet assume nos dias de hoje.

- PUB -

Pode dizer-se que foi no início da década de 70 que nasceu a Internet, quando um grupo de investigadores criou as primeiras redes experimentais e um conjunto de protocolos de comunicação conhecidos como TCP/IP, os quais viriam a dar origem à World Wide Web, a Internet como hoje a conhecemos. Rapidamente a Internet deixou de ser uma criação experimental para passar a ser um fenómeno histórico que marcou uma profunda revolução na organização das sociedades, com amplas mudanças do ponto de vista cultural, económico e do conhecimento. No fundo, nunca antes uma tecnologia tinha transformado o mundo em tão pouco tempo.

Assim, torna-se evidente que uma das quatro prioridades do programa eleitoral do Partido Socialista tenha sido a da «sociedade digital». Que se tem materializado em políticas muito concretas, desde a aposta em programas de investigação na área da ciência de dados e da inteligência artificial ao retorno do Programa Simplex (terminado pelo último Governo PSD/CDS-PP). É graças a este programa que, mesmo em isolamento, podemos fazer a renovação online do nosso cartão de cidadão ou obter o preenchimento automático do IRS. É também este programa que permitirá, no final desta legislatura, ter os 25 serviços mais utilizados pelos cidadãos e pelas empresas desmaterializados, simplificados e acessíveis online. E é graças a esta ambição do nosso governo que Portugal entrou recentemente para o D9, o grupo dos 9 países mais avançados do mundo em matéria de governo digital.

Mas o isolamento a que a maioria dos portugueses tem sido forçada nas últimas semanas lembra-nos que o acesso à Internet está já entranhado nas nossas vidas: só assim temos mantido reuniões de trabalho, aulas à distância, idas ao ginásio virtual, ou simplesmente preservado contacto com amigos e familiares. Sem esta rede ficaríamos confinados ao isolamento quase absoluto.

- PUB -

E destaco as aulas à distância: tem sido monstruosa a capacidade de adaptação do nosso sistema educativo a esta realidade temporária. É certo que, no imediato, e por falta ou abandono de algumas políticas no passado, ficam a nu várias desigualdades entre alunos e famílias, seja na falta de acesso à internet ou a equipamentos tecnológicos. Mas, para o Partido Socialista, nesta transição digital ninguém pode ficar para trás. E é por isso que o Governo, com os estabelecimentos de ensino, têm estado a fazer um enorme esforço para apurar que alunos não têm internet ou computador em casa, contactando operadores de telecomunicações e empresas para responder às necessidades desses estudantes no imediato.

Mas a resposta terá de ser mais ambiciosa: é necessário garantir um serviço de Internet universal e economicamente acessível a toda a população. Mas é também indispensável garantir que cada aluno tem um computador pessoal para acesso a recursos educativos digitais. Uma década depois, é caso para dizer: volta Magalhães, estás perdoado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -