28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoHino à Saúde. Do subfinanciamento ao devido valor

Hino à Saúde. Do subfinanciamento ao devido valor

A vida tem destas ironias. Em poucas semanas todos percebemos a importância de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) robusto, capaz e eficiente. De repente tornou-se mais evidente que nunca como os recursos, neste sector, têm tradução em vidas humanas e no bem-estar da população. Médicos e equipamentos, em qualidade e quantidade, são vidas.

- PUB -

De súbito, com esta pandemia, o chavão ganhou sentido prático. O SNS passou a sinónimo de exército para a salvação nacional, numa guerra em que, mais do que a soberania, está em causa a sobrevivência.

O subfinanciamento deixou de ser apenas falado para ser sentido. As faltas de profissionais e materiais, que eram só números, transformaram-se em desespero. O défice mais grave, que absorvia toda a preocupação nacional e europeia, já não é o das contas públicas.

Os momentos que vivemos depuram o valor das coisas. Como diz Álvaro Amaro, autarca de Palmela, a Covid-19 remete-nos para a reflexão sobre a valorização dos profissionais e o investimento no SNS.

- PUB -

A homenagem que o município de Palmela faz amanhã a quem trabalha no Serviço Nacional de Saúde não poderia ser mais oportuna. Este ano, quando menos o podemos celebrar, o Dia Mundial da Saúde ganha um significado ímpar, com a utilidade de uma lição.

Que todos nos lembremos das diferenças entre ventiladores e automóveis ou entre produtividade e mortalidade. Que os responsáveis políticos percebam que não nos vamos esquecer disto.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -