26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCultura em Tempo de Covid-19

Cultura em Tempo de Covid-19

É inegável o forte impacto da pandemia de Covid-19 na economia e, de um modo particular, na Cultura, que, em muitas situações, não se confunde nem funciona como os restantes setores da sociedade. Na maioria dos casos, não obedece a lógicas comerciais, mercantis ou de organização empresarial. O que releva nas diferentes áreas da Cultura é a criatividade, a sensibilidade e a inovação, bem como a precariedade, a intermitência e a singularidade.

- PUB -

O setor da Cultura foi um dos primeiros a ser afetado. Com o encerramento de diversos espaços culturais, milhares de artistas e outros profissionais ligados a esta área estão impedidos de trabalhar. Inúmeras estruturas e agentes culturais viram as suas atividades e receitas reduzidas a zero. Falamos dum setor com especificidades próprias, que muitas vezes não é contemplado, nem protegido, nem cuidado pelo Estado, e que agora, mais do que nunca, precisa de uma atenção especial.

Estamos perante segmentos culturais altamente fragilizados, que, face às restrições exigidas no combate a esta pandemia, se não tiverem apoio, poderão inclusivamente desaparecer da nossa sociedade.

O Governo publicou um pacote de medidas para o setor, mas será que o Ministério da Cultura fez a devida avaliação e quantificação dos impactos que esta pandemia tem tido no setor cultural?

- PUB -

Uma parte significativa dos profissionais que compõem o nosso tecido cultural pode não ter acesso a qualquer dos apoios anunciados, e mesmo que consigam aceder, esses apoios podem ser insuficientes. Refiro-me à esmagadora maioria dos agentes e profissionais do setor, designadamente os que não beneficiam de qualquer apoio às artes.

Por outro lado, esperemos que o Ministério da Cultura não continue a insistir em medidas populistas, marcadas pela falta de clareza e pela falta de equidade nos critérios, como foi o caso do Festival de Música TV Fest. Este Festival acabou por ser cancelado, na sequência das dúvidas e das críticas que surgiram por parte do setor, o que começa a ser algo recorrente no Ministério da Cultura, um Ministério que vive fechado em si próprio e que teima em não ouvir os agentes culturais. Será que nem agora, em tempos difíceis, a via do diálogo vai fazer sentido para a Senhora Ministra da Cultura?

Embora o Ministério da Cultura apresente algumas medidas no sentido de honrar compromissos, entendo que é fulcral a existência de uma ação central coordenada, de grande escala (em vez de diferentes iniciativas de pequena dimensão), no sentido de apoiar as necessidades mais imediatas de sobrevivência dos agentes culturais. A criação de um Fundo Especial de Financiamento Cultural, que poderia envolver investimento e suportar despesas correntes justificadas, poderia ser uma solução. Este Fundo contaria com a participação do Estado, das autarquias e de entidades privadas.

- PUB -

Em tempo de Covid-19, perante uma crise que avassala um setor com diversas especificidades, exige-se do Ministério da Cultura um tratamento diferenciado e a adoção de medidas específicas, medidas transversais, que garantam que o apoio chega, de facto, a todos os agentes culturais. Medidas que libertem do “coma profundo” um setor que tanto contribui para manter a memória, a alma e a identidade de Portugal.

A Cultura tem que ser uma prioridade! Hoje, mais do que nunca!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -