26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA pandemia pode e deve reordenar a nossa vida

A pandemia pode e deve reordenar a nossa vida

Com a pandemia do novo coronavírus, criou-se num curtíssimo espaço de tempo, em Portugal, um ambiente social estranho, imprevisto, tenso, fenómeno para o qual poderá ter contribuído, e mesmo tendo em conta a seriedade do momento, alguma mediatização apocalíptica da crise.

- PUB -

Os portugueses passaram rápida e sucessivamente da preocupação para a curiosidade mórbida, para o medo e para o pânico autêntico – dado que muitas instituições e modos de vida que temos há muito como garantidos cederam com a pressão geral.

Ora, o pânico produz o seu próprio contágio emocional e até espiritual, que pode ser ainda mais aterrador do que o próprio vírus. E este efeito é ampliado pela desertificação dos espaços públicos, sentida por muitos como um esvaziamento do seu interior, do seu íntimo.

Acresce que a pandemia veio acordar em cada de um nós, de forma violenta, a consciência da nossa fragilidade – da precariedade humana Fragilidade que esquecemos em épocas de prosperidade, iludidos que andamos então por seguranças falsas.

- PUB -

De repente, milhares de pessoas tremem, sofrem, desesperam e morrem, frequentemente sozinhas, perante a incapacidade da política, da economia, da tecnologia e da medicina, do progresso e da ciência. Uma impotência que será momentânea, todos o esperamos, mas impotência mesmo assim.

Isto é, a Covid-19 tornou visível, palpável, um medo imenso da morte, um medo a que ninguém é alheio. A urgência e o zelo com que tantos e tantos fugiram das ruas e dos seus locais de trabalho e prontamente se fecharam em casa, muito mais cedo e mais rigorosamente do que as autoridades na altura recomendavam, e depois a pressa com que que tornaram virais os seus receios e angústias, revelam de forma evidente o nosso pavor quando nos confrontamos com a perspetiva da mortalidade e da finitude.

Não sei se hoje tememos a morte mais do que noutros períodos históricos, mas não há dúvida de que o nosso tempo lida mal com essa perspetiva e não se sente preparado para ela.

- PUB -

Porém, talvez o aparecimento deste vírus terrível possa ajudar-nos a recentrar as nossas vidas em função do que é mais importante e tem maior significado. Dizer-se que as crises são oportunidades e a adversidade (se a ela sobrevivermos) nos faz mais fortes é um lugar-comum. Também é uma banalidade acrescentar que os momentos de perigo são momentos de verdade e que depois de algo assim nada será como dantes. Dito isto, a situação que vivemos agora pode mesmo servir como um abalo necessário.

Por exemplo e para notar o óbvio, de um dia para o outro, a ordem de prioridades de cada um alterou-se completamente, e preocupações pesadíssimas, compromissos inadiáveis e tarefas da máxima urgência apagaram-se da nossa agenda ou foram canceladas. Isto talvez seja indicação de que há valores que, uma vez regressada a normalidade, podemos reordenar na nossa vida para que ela seja mais rica e útil.

Talvez houvesse na nossa vida coisas a mais e coisas a menos. Talvez seja mais saudável reforçarmos o nosso investimento individual e coletivo em bens mais valiosos como a família, a amizade, o serviço aos outros, o trabalho, a sabedoria, a liberdade, a alegria, a espiritualidade e a gratidão pelos dons que recebemos, como pessoas e como sociedade humana.

É certo e sabido que a algumas dessas dádivas só damos verdadeiro valor quando, como acontece agora, somos privados delas. Mas, a partir de agora, e quando o coronavírus passar, a muitas delas vamos saboreá-las com um prazer diferente. E deseja-se que nessa altura estejamos também mais disponíveis para a compaixão e a solicitude perante aqueles que, por pobreza, doença, solidão ou idade mais avançada, para estarem excluídos da fruição desses bens preciosos não foi preciso que viesse o novo coronavírus.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -