25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNão há sinal de reflexão nos nossos caminhos

Não há sinal de reflexão nos nossos caminhos

Nas poucas vezes que saímos à rua, sem contrariar as recomendações das autoridades sanitárias e as imposições civis, apenas para dar resolução a necessidades de natureza pessoal ou familiar, deparamos com quadros que roçam a bizarria ou, pelo menos, que não encaixam na ideia que construímos do quotidiano de uma sociedade com modos, hábitos e rotinas arreigados.

- PUB -

Comecemos pelo aspecto das pessoas. Os homens andam de cabelo mais comprido, muitos de barba por fazer, um certo desleixo no trajar, um certo enfado no dizer. É claro que, neste tempo de confinamento, escasseia-nos espaço para estendermos as nossas opiniões, que abrangem quase todas as áreas do saber. Reza o ditado que de “médico e de louco todos temos um pouco”. Se actualizássemos o aforismo, atendendo aos tempos que correm, todos teríamos um pouco de muitas mais especialidades.

Depois, falta-nos o futebol, os programas televisivos de futebol, as conversas e discussões à roda do futebol, as polémicas, as falhas dos árbitros, as asneiradas dos dirigentes, as argumentações einsteinianas dos técnicos, as acusações e insultos dos adeptos, a ignorante tendência dos comentadores… E nas nossas caras estão chapadas a preocupação pandémica e a frustração futebolística. Por isso, caminhamos macambúzios quando temos de sair à rua e exultamos desenfreadamente quando encontramos um amigo.

Quanto às mulheres, parece terem-se adaptado melhor à crise viral. A sua resistência ao padecimento é superior ao do homem, porque assim quis a vida que fosse ao longe dos séculos. Ainda que deixem transparecer poalhas de preocupação, pisam o chão com mais coragem e olham ao longe com mais confiança. Forçadas a dispensar as artes do cabeleireiro e os segredos da manicure, continuam a movimentar-se com a certeza dos passos  e provocar devaneios, como sempre aconteceu desde o delicioso incidente no Éden.

- PUB -

O comércio está fechado, salvo o que é estritamente necessário ao funcionamento dos serviços essenciais ou à sobrevivência do ser humano. Mesmo assim, certos estabelecimentos servem café num copinho de cartão prensado ou de plástico, que temos de beber a pé, afastados de qualquer convivência. A pé, meu Deus?! Um café sem mesa para estar à volta não merece o nome que tem, nem tem o paladar que lhe deu fama. Enfim, um atentado, este premeditado, ao vício mais democrático das mulheres e dos homens portugueses de todas as classes.

Ao vermos o vaivém das pessoas e da circulação dos carros, poderíamos pensar que este estado de excepção serviria para os condutores adquirirem bons e novos hábitos, como fazer pisca, sempre que mudam de direcção, ou estacionarem no lugar que lhes foi reservado para o efeito. Vã esperança! Apenas moderaram a velocidade para apreciarem o conforto de manobrarem por faixas quase desertas e admirarem, porventura, pela primeira vez, a tranquilidade de uma paisagem urbana, antes desconhecida e com a qual parecem agora simpatizar.

Aquilo a que chamamos normalidade voltará, embora sem dia marcado. E a vida retomará o seu curso. E, então, logo nos arrependeremos de não termos aproveitado este presente para reflectirmos, apenas reflectirmos. Haverá na sinalização dos nossos caminhos um sinal que a isso nos obrigue? Claro que não.

- PUB -

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -