27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoOlhem para a Península de Setúbal, agora mais do que nunca

Olhem para a Península de Setúbal, agora mais do que nunca

No ano de 2018 perto de 80% do investimento foi alavancado com fundos comunitários.
Os efeitos da COVID-19 na economia necessitam de uma resposta do governo e da União Europeia para manter a economia existente. Mas muito especialmente as empresas e os empregos que estas geram e mantêm.

- PUB -

Os efeitos negativos da pandemia COVID-19 são transversais a diferentes setores económicos em todo o país.

Este contexto exige a adaptação das políticas económicas pensadas para o país. No novo desenho das políticas económicas é fundamental tratar de forma equitativa as diferentes regiões de Portugal.

Neste sentido, importa recordar que em Dezembro de 2019, em audição realizada na Assembleia da República, a Ministra da Coesão Territorial reconheceu a importância da Península de Setúbal ter uma política própria para acesso a Fundos Comunitários.
Foi uma iniciativa do PSD levar este tema à Assembleia da República. A esta iniciativa a Ministra da Coesão Territorial respondeu afirmativamente, indicando inclusive a possibilidade de criar ITI (Investimentos Territoriais Integrados) para esta região.

- PUB -

Desde Dezembro até à presente data não existiu qualquer medida do governo que corrija esta situação. O tecido empresarial da Península de Setúbal continua a ser negativamente discriminado, sendo englobado nos mesmos pacotes de medias que a restante Área Metropolitana de Lisboa.

Uma das respostas, do governo, aos efeitos económicos da COVID-19 foi a realização de adiantamentos e reprogramações dos investimentos apoiados por fundos comunitários. Com atual situação da Península de Setúbal são poucas as empresas da região que beneficiaram desta medida. É uma injeção de liquidez para economia do país, mas que não chegou à nossa região, especialmente às micro, pequenas e médias empresas.
É por este motivo que é urgente permitir às empresas e setor social da Península de Setúbal o acesso total e transversal aos fundos estruturais da Comissão Europeia.

Considerando que não existe nenhum regulamento europeu ou lei portuguesa que impeça este acesso a sua possibilidade reside na opção do governo permitir ou não esse acesso.

- PUB -

Mudou a realidade do país anterior à COVID-19. Os indicadores socioeconómicos que pudessem justificar retirar meios de apoio à economia numa região para aplicar em outra mudaram. A Península de Setúbal deve aceder aos fundos comunitários de forma igual ao resto do país.

É particularmente importante que esta medida seja concretizada porque as primeiras respostas de Bruxelas a esta crise são dirigidas à saúde, as empresas e ao setor social.
Manter o acesso vedado a fundos comunitários à Península de Setúbal, como existe atualmente, equivale a perda de competitividade das empresas da região face às restantes do país e da europa.

Este não é um argumento regionalista, é antes uma medida fundamental de coesão territorial que permita à Península de Setúbal aceder aos mesmos instrumentos que o resto país para ultrapassar os efeitos da COVID-19.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -