25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA Revolução dos Cravos deve inspirar a reflexão sobre o modelo de...

A Revolução dos Cravos deve inspirar a reflexão sobre o modelo de sociedade

A Revolução de Abril constitui uma realização histórica do povo português desencadeada pelo heroico levantamento militar do MFA, logo seguido de um levantamento popular que derrotou o fascismo, regime ditatorial que foi sinónimo de miséria, fome, repressão, guerra, degradantes condições de vida, subordinação dos interesses do país e do povo aos interesses de uma minoria de grandes monopolistas e latifundiários, alienação do interesse nacional aos interesses do grande capital.

- PUB -

Comemorar Abril é valorizar e homenagear quem heroicamente lutou contra a ditadura, a opressão, o esmagamento das liberdades e a limitação de direitos fundamentais.

Celebrar Abril é recordar a conquista da liberdade de expressão, do direito ao salário mínimo nacional, do livre acesso à saúde e à educação.

Evocar Abril é manter vivo o combate às desigualdades, à precariedade e à exploração, através da união do povo em torno do objetivo comum de elevar as suas próprias condições de vida, contando para isso com o apoio do poder local, sempre conscientes de que tudo o que for conquistado nunca está garantido!

- PUB -

No actual contexto de isolamento social e das medidas restritivas motivadas pela pandemia de Covid-19, as comemorações da Revolução dos Cravos ganham ainda mais relevância e pertinência para reafirmar os valores da democracia e da liberdade. O 25 de abril pode ser assinalado de muitas formas, mas nunca deve cair no esquecimento, independentemente das circunstâncias.

Talvez possamos aproveitar este período para refletir e repensar o nosso actual modelo de sociedade, baseado num feroz regime capitalista, e construir um que seja mais justo, solidário, humanizado, que não sacrifique os mais frágeis e vulneráveis, que os proteja e que seja mais igualitário. Este pode ser um ponto decisivo para planear o nosso futuro coletivo, tal como aconteceu há 46 anos, permitindo um novo avanço civilizacional baseado nos interesses da larga maioria da população e não numa minoria elitista que coloca o lucro acima de qualquer desígnio.

 

- PUB -

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -