29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpinião‘Seixal, à janela com Abril’: Homenagem aos que lutaram pela liberdade tem...

‘Seixal, à janela com Abril’: Homenagem aos que lutaram pela liberdade tem o mesmo significado de sempre

«Seixal, à Janela com Abril»! É desta forma que se vai comemorar o 46.º aniversário do 25 de Abril no concelho. Devido à pandemia covid-19, não poderemos celebrar Abril como fazemos todos os anos no Seixal, pelo que iremos assinalar a data de forma diferente, mas com o significado e a importância de sempre. Mesmo à janela ou através dos meios online, iremos homenagear aqueles que lutaram contra o fascismo e conquistaram a liberdade.

- PUB -

Independentemente das circunstâncias que vivemos actualmente, é fundamental que se comemore esta data, pois é graças a ela que podemos hoje ter acesso à saúde pública, através do Serviço Nacional de Saúde. E quero aqui prestar uma homenagem sincera a todos os profissionais de saúde que estão diariamente na linha da frente. O mesmo se aplica a todos os trabalhadores, seja na higiene urbana, em que os trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal têm sido incansáveis, sejam os agentes de segurança, de protecção civil e das instituições sociais. Uma palavra também para os profissionais da área da cultura e do desporto, que mesmo sem os recursos habituais estão disponíveis para chegar até nossas casas, alegrando os nossos dias. Tudo isto só é possível porque, há 46 anos, a Revolução de Abril abriu portas e janelas para que hoje assim seja! Porque homens e mulheres trabalharam e lutaram para que as gerações futuras tivessem acesso a melhores condições de vida e, por isso, sou grato.

É por tudo isto que no concelho do Seixal iremos celebrar Abril! Estamos a preparar uma série de iniciativas, que irão decorrer em todas as freguesias do concelho, entre o dia 23 de Abril e o dia 3 de Maio e que incluem propostas muito diversificadas. A partir da janela das suas casas, os munícipes irão poder assistir a espectáculos de música, teatro e poesia, com a participação de vários artistas, entre os quais Maria João Luís, Vítor Paulo, Toy, Malabá, Ricardo Toscano, Dany Silva, Ricardo Mestre, entre outros. Haverá ainda filmes, histórias e peças de teatro sobre o 25 de Abril. Para a noite de 24 para 25 de Abril, estamos a preparar um concerto com Diogo Piçarra, para ver online, no Facebook do Município do Seixal.

No dia 25 de Abril, iremos colocar cravos em vários monumentos de todas as freguesias do concelho no período da manhã e, da parte da tarde, convidamos a população a vir à janela cantar a «Grândola, Vila Morena» e o «Hino Nacional».

- PUB -

É desta forma que este ano iremos celebrar o 25 de Abril no concelho! Contudo, tenho esperança que para o próximo ano possamos estar todos na rua a celebrar Abril com a liberdade conquistada em 1974.

 

- PUB -

Mais populares

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -