27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoAs micro, pequenas e médias empresas e a Covid-19

As micro, pequenas e médias empresas e a Covid-19

As micro, pequenas e médias empresas são um instrumento essencial para responder à recuperação da atividade económica nacional. Seja no comércio, nos serviços nas áreas mais diversas, na restauração, na indústria, etc., etc.

- PUB -

O PCP apresentou na Assembleia da República um novo pacote legislativo, propondo medidas de apoio às MPME e aos empresários em nome individual, para fazer face à crise no contexto das respostas à pandemia de COVID-19.

As propostas legislativas do PCP agora apresentadas são várias, e incluem desde logo a criação do Apoio ao Rendimento dos Microempresários, a atribuir em função do rendimento de 2019 e de forma proporcional às perdas pelo encerramento de atividades ou perda de trabalho, dando resposta à situação de milhares e milhares de microempresários e empresários em nome individual que estão excluídos dos apoios em vigor.

Outra proposta é a garantia de que ninguém pode ser limitado no seu acesso a linhas de crédito, lay off, ou outra qualquer ajuda ou apoio por motivo de incumprimentos ou incidentes bancários. Por outro lado, propomos a suspensão temporária do Pagamento por Conta de IRC para micro, pequenas e médias empresas e cooperativas, para além de outras medidas de apoio ao nível fiscal.

- PUB -

Propomos ainda a criação de uma rede de contacto e apoio a microempresários e empresários em nome individual, destinada a assegurar o esclarecimento e orientação no acesso às medidas de apoio no contexto das respostas públicas à epidemia por COVID 19, através de linha de atendimento telefónico, sítio na Internet e gabinetes de apoio destinados ao atendimento presencial.

Finalmente, a possibilidade de suspender, durante esta situação excecional, os contratos de fornecimento dos serviços de energia e de comunicações eletrónicas, para que sejam retomados a curto prazo, mas sem penalizações ou perdas contratuais, evitando situações de incumprimento ou acumulação de dívidas.

Para além destas propostas, já anteriormente o PCP apresentou o seu projeto-lei para salvaguardar a proteção social dos sócios-gerentes de micro e pequenas empresas em situação de crise empresarial. Lamentavelmente – ou melhor dizendo, vergonhosamente – essa proposta foi rejeitada pela dupla PS/PSD. Ficaram assim excluídos milhares e milhares de sócios-gerentes de MPME, nas malhas de uma legislação altamente restritiva que o Governo aprovou.

- PUB -

Os recursos não são, como sabemos ilimitados, e é por isso que precisam de ser usados, não para defender os lucros e privilégios dos grandes grupos económicos, mas para proteger rendimentos dos trabalhadores, dos reformados, dos MPME e assegurar a produção material de bens e o fornecimento de serviços que respondam, nesta fase, às necessidades do País.

O País precisa dos trabalhadores e da sua força produtiva, grande parte dela parada neste momento, para vencer a atual situação da crise epidémica de COVID 19. Mas precisa também dos micro, pequenos e médios empresários para responder aos problemas do presente e preparar um futuro que começa já hoje.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -