26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Ser de Direita

PENSAR SETÚBAL: Ser de Direita

Um destes dias, antes do Covid-19, no meio de um animado repasto setubalense, e duma ainda mais animada troca de impressões, um amigo pessoal olhou para mim e exclamou: “Pois é, pá! Tu és um gajo de Direita; o que te vale é que és um tipo porreiro; senão, chamava-te já fascista!!!”

- PUB -

Portanto, embora tivesse sido dito meio a brincar, segundo o meu querido amigo, ser de Direita implica quase necessariamente ser fascista.

Expliquei-lhes que é mesmo preciso, imperioso, também ser-se de Direita. Nas atitudes, nos valores, todos os dias, em todas as circunstâncias e em todos os lugares.
A Direita ainda tem gente equivocada. Abana a cabeça, em jeito de complacência e aprovação, com as apreciações musculadas e xenófobas de André Ventura; por vezes, os mais velhos olham com nostalgia para os tempos do Estado Novo, com Salazar, orgulhosamente sós, a Guerra Colonial, a PIDE, a censura, a tortura, a repressão, o desterro, a pobreza, o analfabetismo.

Nesses tempos, nunca poderia escrever esta crónica, sem que surgisse o famigerado “lápis azul” da censura.

- PUB -

Isso não é a Direita. A Direita é algo fundamentalmente diferente.

A Direita é pluralista, democrática, tolerante, inclusiva, europeia. Direita de Churcchil, Adenauer, de Gasperi, Adolfo Suarez, Sá Carneiro, Amaro da Costa.

O Humanismo faz parte da nossa matriz sociológica e política. O direito à diferença, o respeito por formas de pensar diferentes da nossa e comemorando com entusiasmo o 25 de Abril, mesmo em confinamento forçado. Com a nossa alegria interior.

- PUB -

A Direita entende que para haver desenvolvimento económico sustentável, deve haver um tecido empresarial sólido e consolidado, que seja também motor da Economia, que se enquadre e articule com o Estado, e não que venha pedir ajuda em horas de aperto, procurando dignificar as condições dos seus trabalhadores, nomeadamente salários dignos.

A Direita não se deve rever neste capitalismo selvagem e predatório, com muitos produtos “Made in China”, onde a poluição do ar, água e solo atingem valores obscenos, onde exploram os trabalhadores com salários ainda baixos, excessiva carga horária laboral e produtos de qualidade inferior.

Devemos manifestar a nossa indignação com as injecções massivas de dinheiro na banca, a impunidade e os perdões de dívidas monstruosas a alguns dos nossos gestores, empresários e banqueiros, e a corrupção endémica que assola o nosso país.
A Direita deve olhar com manifesta preocupação e lutar com todas as forças, contra o ressurgimento de uma extrema-direita xenófoba, intolerante, troglodita, musculada e caceteira. Trump, Bolsonaro, Erdogan, Duterte, Orban, etc.

Há alguns anos atrás, estive em Gurs (França), num campo de concentração para judeus, durante a 2ª Guerra Mundial. Embora desmantelado, ainda se sente nas ruínas, o silêncio opressivo do Horror.

Na ocasião, foi através do silêncio, da tristeza e da indignação que consegui expressar os meus sentimentos.

Tal como a Esquerda, a Direita não é lugar para qualquer um. É preciso dimensão pessoal, política e social para se viver à Direita, de princípios e de acção.

Talvez seja subir um cume diferente da montanha; mas a Cordilheira é a mesma.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -