29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCapital da flor

Capital da flor

Não é normal. Começo este artigo por esta afirmação simples para transmitir a perplexidade com que todos observamos o que se passa com um dos setores agrícolas mais importantes da nossa região.

- PUB -

A capital da flor fica no distrito de Setúbal, mais propriamente no concelho do Montijo.

O setor da floricultura assegura mil postos de trabalho no Montijo, e o setor, a nível nacional, representa cerca de 5000 postos de trabalho diretos (aos que somam outros 5000 indiretos).

É um setor que navega entre anúncios. Entre os fundos comunitários que não aplicáveis ao setor e as prometidas linhas de crédito que não chegam

- PUB -

Os problemas neste setor têm a mesma origem que milhares de outras empresas e postos de trabalho têm, a pandemia COVID-19. Mas é incompreensível não terem as mesmas soluções.

Não existem linhas de crédito disponibilizadas, só prometidas. Os fundos comunitários injetados na agricultura não beneficiam a floricultura porque os requisitos não permitam às empresas desta atividade aceder aos mesmos.

Os canais de venda da floricultura estão parados. Os eventos habituais como casamentos, batizados, romarias e outras festividades estão limitados ou proibidos. De uma forma ou outra o mercado deste setor não existe este ano.

- PUB -

Os produtores de frutos vermelhos viram os seus produtos a serem retirados do mercado. Num mecanismo que se espera que permita as devidas compensações. Os floricultores não têm como parar a produção. As flores não param de crescer, a produção continua e resultado tem sido “deitar fora” o que é produzido.

É contraproducente não apoiar um setor que tem tido sucesso, sem fundos comunitários, sem apoios nos custos energéticos (energia verde).

Temos um importante setor no nosso distrito ao abandonado. Comparam a luta a esta pandemia a uma guerra. Pois então, numa guerra perder ou manter a capital significa muitas vezes perder ou ganhar a guerra. Não vamos perder a capital da flor, não vamos perder um dos mais importantes tecidos produtivos da nossa região.

Todos os responsáveis políticos do distrito de Setúbal têm a responsabilidade de, no mínimo, exigir que o governo faça pela floricultura o mesmo que fez pelos outros setores.

A floricultura já “pesa” 8% na agricultura nacional, não é aceitável que tenha 0% de apoios.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -