26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoNegligência no desconfinamento pode ficar muito cara

Negligência no desconfinamento pode ficar muito cara

O bairro de Vale de Chícharos, mais conhecido por Bairro Jamaica, Seixal, voltou a ser notícia pelas piores razões. Referimo-nos, evidentemente, ao foco de contágio viral que atingiu 16 pessoas.

- PUB -

Este, é um dos casos que contribui para que a Região de Lisboa e Vale do Tejo ,seja atualmente a zona do país com maior numero de novos casos COVID-19, registados.
O presidente da Associação de Moradores do referido bairro, Dirce Noronha, descreveu lá comportamentos incorretos, sobretudo agora nesta fase de desconfinamento.
Nomeadamente, em cafés e na rua, onde as pessoas se juntam principalmente aos fins-de-semana para conviver, petiscar, beber uns copos, sem máscaras, sem o conveniente distanciamento, sem qualquer cuidado.

No Laranjeiro, mais precisamente no chamado Laranjeiro de fora, Almada, presenciámos grupos de 8, 10,12 pessoas na via publica a conversar, a conviver, em idênticas circunstâncias de insegurança. Mais acima, junto das paragens dos autocarros dos TST e do Metro Sul do Tejo, grupos de idosos também desprotegidos, bem juntos, em amena cavaqueira. Ainda na Margem Sul, na Costa da Caparica, perto do mercado e quase nas traseiras da esquadra da PSP, numa varanda, com música muitos decibéis acima do razoável, diversos jovens sem qualquer preocupação, de copo na mão, divertindo-se em grande algazarra. E na praia, o comportamento pouco ou nada difere dos anos anteriores; jogos de futebol, de voleibol, com raquetes, mais jovens agarrados uns aos outros na brincadeira, etc.

Depois de um comportamento elogiado até no estrangeiro e de contributos tão positivos como o da Câmara do Seixal que enviou pelo correio 1 milhão de máscaras aos seus munícipes, agora, com estes lamentáveis procedimentos, parece que querem deitar tudo a perder. Falo no plural, para criticar, evidentemente, quem assim procede, mas também as autoridades, as Forças de Segurança. E não colhe aqui, a tese de que não pode andar um polícia atrás de cada cidadão! Trata-se de situações recorrentes em locais bem determinados e em qualquer das situações a que nos referimos, não vimos um único elemento da PSP, da GNR ou da Polícia Marítima a corrigir ou sancionar tais potenciais perigosos comportamentos. E a isto, chama-se; negligência. Ou não será assim?

- PUB -

Portanto, senhor Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, aqui fica o alerta e o reparo. Os efetivos das referidas forças, principalmente agora em tempo de pandemia, não serão os suficientes e haverá prioridades. A contenção do vírus, não será uma delas? Mas, senhor Ministro, se me permite, que tal uma conversa com o seu colega da Defesa, João Cravinho? É que aqui na região, mais concretamente no Alfeite e em Vale de Zebro, situam-se as principais unidades terrestres da Armada… Claro que não são polícias! Mas, quem duvida que os nossos briosos marinheiros, completariam como todo o empenho, tão útil serviço?

Francisco Ramalho
Professor, Corroios
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -