26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoCrescer com direitos – o Dia Mundial da Criança

Crescer com direitos – o Dia Mundial da Criança

Esta semana, assinalámos o Dia Mundial da Criança, num contexto particularmente difícil e complexo para tantas crianças e seus pais e suas famílias. Nesse dia, o Secretário-Geral do PCP Jerónimo de Sousa deslocou-se à nossa Região, onde visitou a Escola Básica da Brejoeira, em Setúbal.

- PUB -

Para além de verificar o restabelecimento de alguma normalidade com o regresso das crianças à escola, o PCP destacou o problema estrutural da pobreza infantil que para além de ser uma realidade diária de muitas crianças no nosso país, tenderá a agravar-se com o avanço do desemprego, do lay-off e da limitação de direitos.

A situação que atravessamos é inédita, e tem complexidades específicas para as famílias com crianças. O PCP tem reafirmado que o caminho para combater o vírus não é, nem pode ser, perder direitos, aumentar a exploração, abandonar largas camadas da população à sua sorte.

Com a generalidade das famílias com menos rendimento, com as despesas domésticas a aumentar, coloca-se o problema das crianças que frequentam IPSS, nas valências de creche, pré-escolar ou ATL – e a situação das mensalidades pagas pelas famílias.
O PCP apresentou na AR propostas para um regime que garanta a revisão imediata das mensalidades em caso de perda de rendimentos e uma redução mínima de 20% enquanto as instituições estiverem fechadas por determinação das autoridades. O voto contra do PS, conjugado com a abstenção de PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal, serviu para inviabilizar esta proposta do PCP.

- PUB -

As crianças têm de ser especialmente protegidas, sempre e nesta fase em particular. A interrupção abrupta das rotinas, da escola, do convívio com os amigos, com os professores, com os avós e o resto da família, o confinamento, a falta de espaço e de companhia para brincar, o medo generalizado, são elementos que têm tudo para marcar negativamente o desenvolvimento das crianças.

Sabemos que a pobreza infantil – que atinge no nosso País quase um quinto das crianças – está ligada diretamente ao desemprego, aos baixos salários e à precariedade dos pais. A possibilidade de dispararem novamente os números da pobreza infantil, que tinha recuado com a reposição de salários e rendimentos, é enorme e tem de ser travada imediatamente.

É indispensável criar condições e tomar medidas concretas para defender o emprego, aumentar salários, defender direitos, reforçar a escola e saúde públicas, como opção crucial para cumprir os direitos das crianças.

- PUB -

Como o PCP já sublinhou, não temos a pretensão de fazer a análise definitiva sobre a realidade e as consequências para as crianças deste período que atravessamos – e que aliás ainda temos caminho a percorrer.

A questão é de nos mobilizarmos para construir uma realidade mais justa, que garanta a segurança face ao vírus, que seja respeitadora do direito das crianças a serem crianças, que dê condições aos pais e às mães trabalhadores de o serem, de forma plena e com direitos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -