26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: Os trinta anos da queda do Muro de Berlim

PENSAR SETÚBAL: Os trinta anos da queda do Muro de Berlim

“De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma Cortina de Ferro desceu sobre o continente. Atrás dessa linha estão todas as capitais dos antigos estados da Europa Central e Oriental. Varsóvia, Berlim, Praga, Budapeste, Belgrado, Bucareste e Sófia; todas essas cidades famosas e as populações em torno delas estão no que devo chamar de esfera soviética, e todas estão sujeitas, de uma forma ou de outra, não somente à influência soviética, mas também a fortes e em certos casos crescentes medidas de controlo de Moscovo.”

- PUB -

Winston Churchill, 1946

Nestes tempos pandémicos, assinala-se um evento histórico de grande importância e que é a passagem dos 30 anos sobre a queda do Muro de Berlim.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, que agora se assinalam os 75 anos, uma nova ordem mundial foi imediatamente estabelecida, com duas superpotências confrontantes, os Estados Unidos e a antiga União Soviética, onde surgiram duas Alemanhas: a República Federal da Alemanha (RFA), de inspiração democrática e a República Democrática da Alemanha (RDA), de inspiração comunista.

- PUB -

Para lá da Cortina de Ferro, ficaram Polónia, Checoslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia, Jugoslávia, RDA, e todos os territórios pertencentes à antiga União Soviética.

Como a situação de Berlim era sui generis, com Berlim Ocidental, pertencendo formalmente à RFA, mas situada geograficamente em pleno coração da RDA, uma série de problemas foram progressivamente surgindo, na última metade dos anos 40 e principalmente, nos anos 50.

Ao iniciar-se a década de 60, cerca de cinquenta mil pessoas atravessavam diariamente a zona oriental para a zona ocidental da cidade, para trabalharem nas empresas mais numerosas e modernas, instaladas nesta última, regressando depois aos bairros orientais, devido, em grande parte, às rendas serem mais baratas.

- PUB -

A esta situação, acresciam ainda o problema do abastecimento e a circulação de duas moedas, as diferenças na reconstrução da cidade, o nível de vida que se foi progressivamente acentuando, muito mais desenvolvido no lado ocidental, etc.

Tal situação era considerada intolerável e inquietante para as autoridades comunistas alemãs de Leste.

A marcha florescente do enclave capitalista em pleno coração do mundo sovietizado era perfeitamente inaceitável, não só para a legitimidade da RDA, mas também para o prestígio da União Soviética.

E assim, em Agosto de 1961, de forma totalmente inesperada, Walter Ulbricht, principal dirigente da RDA, anunciou o encerramento das fronteiras entre as duas zonas de Berlim e a construção do muro.

O Muro de Berlim era construído por uma parede grossa em cimento armado, com um interior reforçado por cabos de aço para aumentar a sua resistência, com uma altura de cerca 4 metros. Na parte superior, colocaram uma superfície semiesférica para diminuir a aderência de quem pretendia escapar.

Acompanhando os 43 Km do muro, do lado oriental, foi criada a chamada “faixa da morte”, formada por um fosso, um terreno minado, e por uma faixa de terreno, na qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, patrulhas munidas de armas automáticas, cães e torres de vigilância.

Todavia, entre 1961 e 1989, mais de 5.000 pessoas tentaram cruzar o muro e mais de 3.000 foram detidas, tendo 200 pessoas morrido.

A 9 de Novembro de 1989, na sequência de toda uma série de acontecimentos históricos perfeitamente inesperados, ocorreu o derrube físico e metafórico do muro, simbolizando o fim da divisão de Berlim e o fim das ditaduras comunistas, vigentes para lá da Cortina de Ferro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -