25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -

Um gesto!

Não tenho por hábito; não gosto, de escrever em causa própria, mesmo não passando de uma simples e humilde opinião. E escrever é a minha paixão, e não, porque a vida assim não quis, a minha profissão. Pois essa, com honra e orgulho de trabalho feito e dedicação deixada, dia após dia, é, Técnico Operativo de Águas Residuais. E é por fazê-lo com orgulho e dedicação, que corrigindo o franzir de nariz que o mesmo pode causar sempre que o menciono, que faço questão de o definir, como atividade que consiste em tratar água residual, suja, portanto e por todos nós. E não esgoto, como é vulgar chamar, mas que faria do bom resultado obtido no objetivo final, que ao rio, devolvêssemos, esgoto tratado: o que não existe!

- PUB -

Formando com o Sol e o Ar, a mágica formula de três elementos que origina toda e qualquer possibilidade de vida. A água, nas mil e uma maneiras, tantas delas irresponsáveis, como a gastamos e dela dependemos e só a natureza a conseguindo criar, revela-se, ao rarear e num futuro que se apresenta bem mais próximo do que desejaríamos, um precioso bem a conservar. Facto, que valorizando para as gerações futuras a importância da minha função profissional e de meus colegas, e que na nossa península exercemos ao serviço da empresa Simarsul, permanece, para as contemporâneas, assim como: aquele anel que estando sempre no dedo, dele, já só nos apercebemos quando o tiramos para lavar as mãos. Ou seja, silenciosa, esquecida e apenas se, e quando interrompida, percetível. Ora como lavar as mãos é uma das medidas que do vírus nos protege, e não procurando outros exemplos domésticos e industriais menos agradáveis de pensar, nem subindo as águas residuais, ruas ou avenidas ou seguindo livres, sujas e soltas, para os rios da nossa região, nós, não pudemos parar.

Durante este período, como tantos outros cuja atividade teve que continuar, vimos as estradas ficarem vazias, as casas cheias e os números de contágio e morte a aumentarem. E os estudos, a provarem a sua presença, a do vírus, no que tratamos, e nós, sentindo o perigo diário e o medo de o sermos para os demais, próximos ou não. Sentimos também, mais do nunca, a ausência do subsídio de risco que se reforçou merecido, a leveza injusta de um salário baixo, a dureza de um trabalho exigente, responsável, indispensável e de resultado reconhecido. Pelo ambiente, no regresso na última década do marisco à região, ou pela sociedade, no contemplar o possível aproveitamento do final conseguido, para rega ou uso industrial.

Deste modo, eu, como colega e cidadão e dando-me o Diário da nossa região, no seu exemplo de persistência e luta em que também, os seus profissionais não parando, a ausência não sentimos, a oportunidade. E estendendo-o a todos, em tantas outras profissões, que tal como nós não pararam para que outros o pudessem fazer e que agora, gota a gota, devagar e com cuidado vemos voltarem, de máscara e distancia cautelosa, deixo um gesto de reconhecimento. Que permaneçam com suas famílias a salvo!

- PUB -

Muito o merecem!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -