26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA vida, a Covid-19 e a morte

A vida, a Covid-19 e a morte

Ninguém pediu para aparecer na vida, para nascer. Mas o anseio generalizado das pessoas quando tomam consciência de que estão aqui, neste mundo. é viver o mais tempo possível e gozando aquilo que ela – a vida – nos pode conceder de bom e agradável. Só que este conceito de viver bem a vida tem vindo através dos séculos a modificar-se e atingiu nos nossos tempos atuais facetas muito diferentes e verdadeiramente anómalas. Pois a maioria das pessoas na nossa atualidade pensa e orienta a sua vivência na conquista de poder e bem estar mesmo à custa dos seus conterrâneos. E estas conceções desembocaram há já muitos anos no esquecimento de que todos têm o mesmo direito ao usufruto do que a vida pode dar – a natureza é um bem comum a todos os viventes, bem como tudo aquilo que dela se pode extrair.

- PUB -

Como não tem sido assim o comportamento da maioria dos homens assistimos á divisão de classes, uns que acumulam benesses e outros que nada têm – isto é: uns tantos (bem poucos) usufruem das riquezas que a pródiga natureza dá e outros, muitos – a maioria) passam fome, vivem em barros de lata, falta-lhes o essencial para que possamos dizer que têm uma vida digna. Há muito que a vida é assim gerando descontentamentos, protestos, violências e guerras. Mas eis senão quando ( e não é a primeira vez!) aparece um ser vivente, microscópico, mas duma agressividade extrema , com uma capacidade de expansão extraordinária que se estende praticamente pelo mundo todo, pelos seus vários continentes, fazendo adoecer as pessoas às centenas ou mesmo milhares em cada dia e matando igualmente centenas diariamente, especialmente as pessoas mais idosas, levando os serviços de saúde á exaustão e provocando uma alteração total no modo de vida das pessoas.

Parece que a maneira mais útil de escapar ao tal vírus (covid assim se chama) é as pessoas fecharem-se em casa , confinarem-se como se designa o tal recolhimento. Só que as pessoas, a maioria, são necessárias para fazerem funcionar a produtividade das sociedades, para produzirem aquilo que serve para vender e dar riqueza às tais classes que foram enriquecendo através dos tempos. E aí estamos perante um dilema, perante duas necessidades – suster o vírus e portanto defender a saúde perturbando toda a vida das sociedades e ameaçando os detentores dos bens e do dinheiro – contra a necessidade de preservar o maior número de vidas .

E vemos que este dilema está virando para o lado da produtividade pois os governos são pressionados pela fatia das posses. E depois dum período de “confinamento” estamos vivendo agora o período de desconfinamento, isto é, uma tentativa de regressar à vida anterior á cheada do vírus, correndo o perigo de aumentar o número de vítimas. A quase totalidade dos seres humanos fogem da morte, fogem até de pensar que ela existe e que um qualquer dia aparece a por fim a nossa vida.

- PUB -

Até a maioria dos médicos não gosta de pensar na morte que muitos consideram, quando surge, um seu fracasso. Mas a morte é uma realidade, é talvez a única certeza que temos se pensarmos na nossa vida. E a morte, se pensarmos nela com verdade e aprofundamento, faz-nos ver o verdadeiro sentido da vida, faz-nos ver o que é supérfluo e o que é verdadeiramente essencial na nossa vida, faz-nos ver o que fazemos alimentado pelo nosso egoísmo (que é muito) e o que fazemos por solidariedade e pelo afeto, pelo amor, pedra essencial da nossa vida, verdadeiro “caroço” duma vida feliz. É altura , estando a desconfinar e estando a organização da sociedade virada do avesso, é o momento apropriado para corrigir o que existia de mal na sociedade em que vivíamos e façamos os necessários desvios e correções para, depois de domesticado o tal vírus ( que vai ficar entre nós), construamos uma vida melhor. É altura de “tirarmos a máscara” de exploradores bonzinhos e possamos olhar uns para os outros com olhares fraternos- tiremos a máscara!!!!!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -