26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoFragilidades...

Fragilidades…

Julho iniciou o debate político com uma importante reunião plenária sobre “A resposta à COVID-19 na Grande Lisboa nos transportes e na habitação”.

- PUB -

No final do mês passado, segundo dados da Direcção Geral de Saúde (DGS), os casos de Covid-19 em Portugal ascendiam aos 42.141, sendo que a maioria de novos casos se concentrava na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se confirmavam 19.165 infectados. Aqui, registava-se não só o maior número de surtos mas também 45% dos infectados em todo o país!

Sabemos também que parte significativa destes números se concentra em comunidades com reduzida capacidade socioeconómica, cuja população teve maior dificuldade em cumprir o isolamento. Falamos de muitas pessoas que não têm acesso a uma habitação digna, um dos mais básicos direitos previstos na Constituição da República Portuguesa, que lhes permita assegurar as condições de higiene para si e para as suas famílias. Bem perto de nós, aqui na península de Setúbal, podemos citar a título de exemplo os casos do Bairro do Torrão e das Terras da Costa em Almada, da Quinta da Parvoíce em Setúbal, do Bairro da Jamaica no Seixal… E não podemos esquecer as pessoas em situação de sem-abrigo – cujo número, só na cidade de Setúbal, aumentou em 150% – , migrantes e requerentes de asilo.

Por outro lado, os transportes públicos sempre se evidenciaram como uma prioridade para grande parte desta população, sobretudo para os que vivem nas localidades limítrofes de Lisboa e se deslocam diariamente para a capital por motivos profissionais. Ora se durante o estado de emergência houve uma quebra acentuada da procura deste serviço, com o desconfinamento voltou a aumentar exponencialmente o seu número de utentes…. Com todas as consequências que isso implica! Como manter o distanciamento social em hora de ponta, se todos queremos chegar aos mesmos locais dentro da mesma janela horária? E com a agravante de que a oferta é, agora, ainda mais reduzida do que anteriormente quando os utentes já reclamavam mais horários e melhores condições!

- PUB -

Recentemente, o Ministro das Infra-estruturas declarou não haver “capacidade na infra-estrutura para aumentar o número de comboios em circulação”. Avançou também que está a ser preparado um estudo para perceber o que é possível fazer em termos de reforço dessa mesma capacidade. Um estudo que vai demorar cerca de três meses a estar concluído. Pergunto-me quanto tempo demorará depois a implementação das medidas resultantes desse trabalho… E o que farão os utentes entretanto? Como garantir a segurança destas pessoas?

O Governo devia ter antecipado esta situação, adoptando medidas que assegurassem o cumprimento das recomendações da DGS! Mas, de facto, o Governo devia ter realizado um investimento sério nestes dois sectores tão importantes para a população, ao longo de todos estes anos!

E o que começou por ser “apenas” uma crise sanitária revelou, e continua a revelar, todas as fragilidades do nosso sistema económico e social. E, como sempre, quem mais sofre é quem menos tem e quem mais precisa de apoio. Este não um “normal” a que queira regressar!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -